LATAM Cargo, Kuehne+Nagel e Elite Flower investem em combustível sustentável (SAF) |
|
São Paulo, 22 de maio de 2023 – Como parte das comemorações pelo Dia das Mães, a LATAM Cargo, a Kuehne+Nagel e a Elite Flower compraram mais de 25 mil litros de Combustível Sustentável de Aviação (SAF). A quantidade é suficiente para reduzir o equivalente a todas as emissões geradas por um voo cargueiro na rota Bogotá – Miami no feriado, quando foi transportada uma grande quantidade de flores, sendo a maioria, rosas.
O SAF é derivado de matérias-primas alternativas, como resíduos, gorduras e óleos, que resultam em um produto final com baixo teor de CO2. Em seguida, ele é misturado ao combustível tradicional usado na aviação.
O SAF adquirido, especificamente, foi produzido a partir de óleo de cozinha usado e depois tratado. O SAF é capaz de reduzir em aproximadamente 80% as emissões de CO2 durante o seu ciclo de vida quando comparado ao combustível convencional. Por este motivo é possível dizer que as empresas adquiriram uma quantidade de combustível sustentável capaz de reduzir todas as emissões de um voo na rota Bogotá – Miami.
“Esta iniciativa é mais um passo do grupo LATAM em nossos esforços contra as mudanças climáticas. Queremos dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento sustentável da região e, para isso, nos comprometemos, entre outras coisas, a sermos neutros em carbono até 2050. O investimento está alinhado com a meta na medida em que nos permite avançar em nossa agenda de SAF, ao mesmo tempo em que reflete nossa convicção na importância da colaboração de toda a cadeia logística para alcançar grandes mudanças. Nesse sentido, esperamos que exemplos como esse ajudem a capitalizar o potencial da América do Sul na geração de SAF”, afirma Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo.
No caso da logística global, a aquisição representou para a Kuehne+Nagel mais um passo em direção ao seu objetivo de reduzir as emissões de CO2 e o impacto ambiental na cadeia de abastecimento. Para Ingo Goldhammer, presidente da empresa para América do Sul e Central, “precisamos acelerar o passo nesta caminhada para frear o aquecimento global. Esta aliança junto a Elite Flower e LATAM Cargo reflete nosso entendimento de que a colaboração é a melhor forma de implementar ações, com cada uma contribuindo com sua experiência em prol de um objetivo que diz respeito a todos”.
A Elite Flower, uma das líderes mundiais no mercado de flores frescas, afirma que “a sustentabilidade está no centro dos valores do Grupo Elite e em cada uma das nossas frentes de negócio. É assim que entendemos a urgência de enfrentar os desafios ambientais no frete aéreo para o transporte de flores a partir da Colômbia e do Equador para os Estados Unidos, Canadá e Europa. Essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia mais ampla de sustentabilidade, pela qual exploramos soluções inovadoras para alcançar uma cadeia de suprimentos mais sustentável”, afirma Galo Sanchez, vice-presidente executivo da Elite Flower.
De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês), o uso do SAF pode fazer uma grande diferença na descarbonização do setor aéreo. No entanto, a quantidade desse tipo de combustível disponível no mundo é limitada, principalmente devido à falta de condições necessárias para pesquisa, desenvolvimento e produção.
A América do Sul tem grande potencial para produzir SAF em termos de recursos naturais e expertise e, assim, pode contribuir de maneira muito significativa. Para isso, é necessário um trabalho conjunto entre os diversos atores do setor para fomentar essa produção na região.
Compromisso com a sustentabilidade
Em 2021, o grupo LATAM lançou uma nova estratégia de sustentabilidade com metas desafiadoras: quer que o SAF responda por 5% de todo o combustível consumido em suas operações até 2030, alcançar a neutralidade nas emissões de carbono até 2050, eliminar o plástico de uso único até 2023 e ser um grupo zero resíduos para aterros sanitários até 2027.
A Kuehne+Nagel, por sua vez, anunciou em março uma nova estratégia de negócios para os próximos quatro anos e, para cumprir a meta, estabeleceu as seguintes frentes de atuação: Experiencia Kuehne+Nagel, Ecossistema Digital, Potencial de Mercados e Living ESG, sendo este último focado no desenvolvimento de ações concretas que, ao mesmo tempo, reduzam o impacto ambiental e trabalhem em nível social, junto às comunidades, fundamentadas em governança consolidada. Em seu compromisso de descarbonizar a indústria, a empresa firmou importantes acordos em nível global para oferecer SAF nos 100 países onde atua.
Além disso, a Kuehne+Nagel possui plataformas para seus clientes como myKN e SeaExplorer, que permitem o monitoramento das emissões de carbono das operações, além de emitir relatórios que visam medir, evitar e reduzir a emissão de carbono nos processos logísticos.
Sobre a LATAM Airlines e a LATAM Cargo
A LATAM é a maior companhia aérea da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de realizar operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe. O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias cargueiras do grupo LATAM, e, juntas, possuem uma frota de 17 aviões cargueiros, que aumentará gradativamente para um total de 19 aviões de carga até 2024. Essas subsidiárias cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros e operam na malha do grupo LATAM, assim como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de carga. Além disso, oferecem infraestrutura moderna, e ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades dos seus clientes.
Sobre a Kuehne+Nagel
Com mais de 79.000 funcionários em quase 1.300 localidades distribuídas em 100 países, o Grupo Kuehne+Nagel é uma das líderes de logística no mundo. Seu posicionamento no mercado foca nas logísticas marítima, aérea, rodoviária e privada, com uma clara aposta em soluções logísticas integradas.
Sobre a Elite Flor
A história da Elite Flower remonta a 1991, quando o pioneiro da indústria de flores frescas Peter Hannaford plantou alguns hectares de rosas na Colômbia com a ajuda da esposa e de alguns parentes. A Elite Flower continua a cultivar avanços revolucionários em automação, logística e processamento para garantir a máxima qualidade, sem comprometer suas práticas sustentáveis. Hoje, uma equipe de especialistas em flores orienta a Elite Flower para que floresça como a maior e mais inovadora empresa do setor em todo o mundo.