Turismo Rodoviário

Turismo de ônibus: promovendo a cultura e a diversidade regional no Brasil

Lukasz Gieranczyk

O Brasil é um país conhecido por sua biodiversidade, diversidade cultural e regional, com cada estado apresentando suas próprias tradições e costumes únicos fruto de heranças caboclas, de povos indígenas e originários e de inúmeros fluxos de imigrações. O turismo de ônibus é uma forma eficaz de experimentar essa diversidade, possibilitando aos turistas conhecerem diferentes regiões do país, cidades de todos os portes, da costa até o Brasil profundo e interiorano.

As estradas e rodovias dominam a matriz de transportes no Brasil, com um total de 1.720.700 km de rodovias que atravessam diferentes biomas, unidades de conservação, campos e florestas. Muitas vezes viajar de ônibus já é uma atração pela vegetação nativa remanescente e paisagens que as estradas atravessam, embora nos 6 biomas brasileiros muitas pesquisas detectam que o desmatamento cresce próximo às estradas no Brasil, apontando para o desafio de se conciliar o planejamento de transporte e questões ambientais.

O turismo de ônibus também é uma opção acessível e prática para aqueles que desejam viajar pelo Brasil, permitindo a criação de roteiros personalizados que abrangem diversas regiões. No país, cerca de 40 milhões de pessoas vivem a mais de 100 quilômetros de um terminal aeroportuário de passageiros, em compensação os terminais rodoviários e o transporte intermunicipal e interestadual vem se expandindo desde as décadas de 80 e 90 e tiram muitas cidades e comunidades do isolamento.

A capilaridade do ônibus contribui para a geração de emprego e renda em diferentes regiões do país e é parte do desenvolvimento regional, acompanhando processos de industrialização, além de sua expressiva contribuição na indústria do turismo.

O turismo de ônibus também é importante para a promoção da cultura e da diversidade regional no Brasil, sobretudo para interiorizar o turismo. Nesse sentido, muito ainda precisa ser investido e políticas estimuladas para promover o aumento do consumo de serviços e produtos turísticos no mercado nacional para inserção no mercado internacional. O patrimônio natural e paisagístico, histórico, cultural e imaterial são importantes vetores e indutores da demanda do turismo e são as viagens de ônibus que podem mais rapidamente transformar o cenário atual da diversificação da oferta turística brasileira e o posicionamento competitivo dos destinos e roteiros turísticos.

Vemos, cada vez mais a ampliação das motivações das viagens e vivências em torno de aspectos peculiares das expressões culturais como festas e festejos populares, gastronomia, shows, arte popular, artesanato, esportes, etc; reforçando segmentações importantes como ecoturismo, turismo de base comunitária, turismo gastronômico, enoturismo, turismo arqueológico, entre outros. Ou seja, a capilaridade, a acessibilidade, a segurança e a qualidade das viagens de ônibus são fundamentais para esse aspecto do desenvolvimento econômico regional e para a indústria do turismo no Brasil.

Os marketplaces de passagens de ônibus, auto viações e agências têm a oportunidade induzirem transformações significativas no setor e contribuir tanto para a promoção da cultura e da diversidade regional, como da biodiversidade e sustentabilidade, potencializando processos educativos, a competitividade de destinos e a indução de demandas de turismo para o Brasil profundo, rico e diverso.

Lukasz Gieranczyk é CEO da Quero Passagem, um marketplace de passagens de ônibus que atende todo o Brasil, conectando pessoas a lugares pelas rodovias do país.

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