Parceria foi iniciada no voo inaugural da empresa para Paris; chef preparou um cardápio que evidencia técnicas francesas valorizando os produtos brasileiros
Uma boa experiência de viagem proporciona momentos únicos e sensações inesquecíveis. Conhecer novos destinos, apreciar um bom menu e vivenciar momentos singulares torna a vida mais divertida e gostosa. Para se consolidar como a empresa que proporciona a melhor experiência do país, a Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, anunciou uma parceria com o chef francês Claude Troisgros, que preparou o novo cardápio de voos internacionais com pratos que levam ingredientes brasileiros, utilizando técnicas clássicas francesas.
A novidade estará disponível a partir de 26 de abril, quando a Azul inaugura sua rota para Paris saindo de Viracopos. O cardápio também ficará disponível para todos os demais voos da companhia, a partir de maio, com destinos que partem do Brasil para Lisboa, em Portugal, e para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
As refeições da classe Business, contam com entrada, prato principal e sobremesa. Já o cardápio da classe Economy contará somente com prato principal. Todas serão servidas no almoço e no jantar, por três meses, e serão divididas em ciclos.
Em maio, a classe Business contará com uma entrada de Tartare de Beterraba. O prato principal será um belo filé de pirarucu chapeado, acompanhado de purê de mandioquinha, banana nanica assada e emulsão de manteiga com uvas passas. Para a sobremesa, um cheesecake com calda de doce de leite e queijo Minas ralado. A classe Economy terá como prato principal uma sobrecoxa de frango antiboise, acompanhada de brócolis ao vapor e arroz com salsa.
Em junho, o ciclo muda e a classe Business terá uma entrada de camarões com maionese, cuscuz com gengibre e hortelã e mix de brotos variados. O prato principal será uma paleta de cordeiro assada e desfiada acompanhada de mini penne rigatti al dente, molho demi glace com vinho tinto e legumes com bacon e shitake sauté. Como sobremesa, mousse de cappuccino com canela e nibs de cacau. Na classe Economy, o prato principal será um bife bourguignon acompanhado de arroz com ervilha.
Já em julho, os Clientes da classe Business desfrutarão, como entrada, de uma caponata de berinjela com queijo mussarela de búfala e farinha panko com salsa. O prato principal será um frango caipira desfiado acompanhado de polenta, quiabo sauté e caldo de galinha caipira espesso. De sobremesa, um doce tipicamente mineiro: mousse de goiabada com queijo. Na classe Economy, o prato principal será penne com molho de tomate acompanhado de ratatouille de laranja.
“A Azul conta com um time que trabalha focado em proporcionar a melhor experiência de viagem do Brasil para seus Clientes e a parceria com o Claude mostra o quanto a companhia está engajada nisso. Preparamos junto ao chef um menu que foi desenhado para oferecer uma experiência única para todos os voos internacionais da companhia”, afirma Jason Ward, Vice-Presidente de Pessoas e Clientes da Azul.
As passagens aéreas já estão sendo vendidas nos canais de atendimento da Azul e os voos serão realizados no novo Airbus A350 da companhia, saindo do Aeroporto de Viracopos para o Aeroporto de Orly, que fica no sul de Paris. A companhia vai operar seis frequências semanais, saindo de Campinas, às 23 horas. Já no sentindo inverso, o voo está programado para partir de Orly às 22h15 (local). A viagem tem duração prevista de pouco mais de 11 horas.
Esse será o segundo destino da Azul para a Europa, que já faz voos regulares para Lisboa, em Portugal. Além disso, a companhia aérea tem voos diretos também do Brasil para Fort-Lauderdale, Orlando, Montevidéu, Punta Del Este e, logo mais, Curaçao. A previsão é que todos os voos internacionais da companhia contem com o menu preparado exclusivamente pelo chef.
“Como vou preparar um menu que vai ligar o Brasil à França, os dois países que mais amo neste mundo, me inspirei para criar um menu que deixe grande recordação aos passageiros, reunindo a expertise conquistada ao logo dos anos de minha carreira”, afirma Claude.
Nascido na França e radicado no Brasil, Claude Troisgros é neto e filho de cozinheiros. Em 1979, o chef fez as malas e se despediu da pequena cidade francesa de Roanne, próximo de Lyon, para viver no Rio de Janeiro. No Brasil, comandou a cozinha do Le Pré Catelan, restaurante que chegava com a proposta de reproduzir a genuína gastronomia francesa, e depois diversas casas premiadas, como o Olympe. Atualmente, comanda o Chez Claude no Rio e em São Paulo. Na TV, Claude ganhou fama com o programa Que Marravilha!, no GNT, e no reality show Mestre do Sabor, na Rede Globo. Hoje se prepara para apresentar o The Taste, no GNT.
Desde o primeiro voo internacional da Azul, a companhia tem o cuidado de preparar menus exclusivos para seus Clientes e assinados por diversos chefs brasileiros. Já tivemos ações com Felipe Bronze, Márcio Buzina, Carole Crema, Ana Maria Braga e outros. Atenta sempre na qualidade e melhoria da sua experiência, a Azul firmou esta nova parceria, desta vez com o chef Claude, que está alinhado com o nosso novo destino, Paris.
Experiência Azul em viagens internacionais
Para quem viaja com a Azul para fora do país, seja com destino aos Estados Unidos ou à Europa, a conveniência da jornada acontece antes mesmo do embarque, no Lounge Azul, localizado na área internacional do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Em um espaço de 820 m² com capacidade para 240 pessoas, a empresa oferece home theater, chuveiros, varanda panorâmica, além de dezenas de opções de
Na Azul Business, os Clientes têm um assento completo, com acesso direto ao corredor, opções de refeições personalizadas e entretenimento a bordo de classe mundial. Quem voar na classe Economy Xtra pode desfrutar, ainda, de uma experiência aprimorada de espaço para as pernas.
Os jatos A330 e A350 da Azul contam ainda com o sistema de entretenimento Panasonic eX3, uma das soluções tecnológicas mais avançadas do mercado. Os televisores de todas as classes têm 16 polegadas, são equipados com controle remoto e possuem opção de modo touchscreen. Em todas as classes, a qualidade de reprodução de
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo aproximadamente 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional de aproximadamente 160 aeronaves e mais de 13.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas. Em 2020, a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber este reconhecimento. Para mais informações, visite
www.voeazul.com.br/ri.