O Display Interativo com tecnologia de realidade aumentada para apresentação de informações turísticas instalado ao lado do letreiro de João Pessoa, no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, foi premiado, na noite desta terça-feira (11), em Portugal. A iniciativa recebeu o Prêmio Lusófono da Criatividade, em cerimônia que aconteceu na cidade de Lisboa.
O prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena, que está em Portugal liderando a missão de gestores da Frente Nacional de Prefeitos, celebrou o resultado. “Estamos aqui para conhecer novas iniciativas e é muito bom ver que os nossos projetos também estão na vanguarda e sendo reconhecidos pelo mundo”, afirmou o prefeito.
De acordo com o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, o display é um Projeto de Totens Interativos onde o turista ou visitante pode interagir, saber mais detalhes dos pontos turísticos da cidade. Para isso, basta ler o QR-Code e logo aparecerá o bonequinho – batizado de Solzinho – que irá comprimentar as pessoas em duas línguas (português e inglês), oferecendo os meios de interação para fornecer as informações sobre a história e importância daquele local de visita e seu entorno. Os totens serão instalados nos principais pontos turísticos da cidade.
“Os turistas ainda poderão tirar selfies com ele (o Solzinho) e enviar para quem queira, por meio das mídias sociais que também são oferecidas. “É uma grande conquista e reconhecimento internacional para um projeto que ainda está em fase experimental, mas que demonstra a importância dessa ferramenta de informações que deixará todas as pessoas ainda mais informadas sobre a nossa cidade”, afirmou Daniel Rodrigues.