Terminais de Belém, Montes Claros e Campo de Marte venceram em suas categorias pelas boas práticas de sustentabilidade socioambiental
Os aeroportos de Belém (PA), Montes Claros (MG) e Campo de Marte (SP) conquistaram a primeira posição em suas categorias na Edição 2022 do Prêmio Via Viva 2022, do Ministério da Infraestrutura. Os três terminais lideraram as categorias aeroportuário C-III (número anual de passageiros entre 1 milhão e 5 milhões), C-II (movimento anual entre 200 mil e 1 milhão de passageiros) e C-I (menos de 200 mil passageiros por ano), respectivamente. O resultado da premiação foi anunciado na noite de terça-feira (22/11), durante a 6ª edição anual do Via Viva – Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes, em Brasília.
O presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, parabenizou o Ministério da Infraestrutura pela iniciativa. “O Prêmio demonstra a importância de os aeroportos estarem atentos à sustentabilidade. Ver que a Infraero, como uma grande gestora de aeroportos no País, deu passos no caminho da sustentabilidade de seus aeroportos traz satisfação e garantia de que continuaremos trabalhando firme para novas conquistas,” destaca o presidente.
O diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Brigadeiro André Luiz Fonseca e Silva, ressaltou que o reconhecimento demonstra o compromisso e o engajamento da Companhia com as boas práticas ambientais aplicadas à aviação civil. “A Infraero está cada vez mais comprometida com a sustentabilidade ambiental. As premiações alcançadas são também resultado da dedicação e empenho de nossas equipes”, afirma o diretor.
Os três prêmios foram entregues pelo ministro da Infraestrutura substituto, Bruno Eustáquio, e pelo secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, ao superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Fued Abrão Junior.
Critérios para classificação
A apuração dos vencedores do Prêmio Via Viva 2022 teve como base o resultado do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de infraestrutura de transportes. O IDA avalia e estimula boas práticas em gestão socioambiental, tendo como objetivo verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor, devendo servir de parâmetro para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de infraestrutura de transportes.
Infraero – Prestadora de Serviços
Prestes a completar 50 anos, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta, atualmente, por 18 aeroportos e nove contratos de gestão e operação junto a estados e municípios.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, licenciamento e gerenciamento ambiental, manutenção, gestão e operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.
Crédito foto: Cadu Gomes/MInfra