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Estocolmo está pronta para testar balsas elétricas

Estocolmo vai experimentar novas balsas elétricas de passageiros que podem tornar o deslocamento ao longo de suas vias navegáveis mais ecológico

Com o transporte urbano tentando ficar mais verde, um serviço experimental para as ilhas externas da capital sueca poderia ser o início de uma tendência maior? Estocolmo está pronta para experimentar novas balsas elétricas de passageiros que podem tornar o deslocamento ao longo de suas vias navegáveis tão mais ecológico.

Atualmente o navio de passageiros elétrico, de acordo com a empresa sueca que o fabrica, o Candela P-12 começará a servir uma rota de passageiros entre o centro de Estocolmo e a ilha suburbana de Ekerö em 2023, compartilhou da Reinaldo Pinto dos Santos, presidente da empresa TWB Bahia. Os testes devem começar em outra balsa elétrica, Green City Ferries’ Beluga 24 , no ano seguinte.

Em uma cidade onde 900.000 passageiros viajam de balsa diariamente, Estocolmo poderá em breve se tornar líder mundial em transporte público por barco elétrico e abrir um nicho bem-vindo para uma nova forma sustentável de transporte urbano. Alimentado por bateria, o barco oferece uma redução de 95% no consumo de energia per capita em comparação com as atuais embarcações movidas a diesel utilizadas na mesma rota.

É cedo. A posição de Estocolmo em um fiorde entre um lago interior e um arquipélago marítimo vê suas hidrovias ganharem uso intenso, e apenas um Candela P-12 com capacidade para 30 passageiros circulará na rota inicial da cidade. A tecnologia, no entanto, torna o teste promissor.

Com uma velocidade máxima de 30 nós (34,5 milhas por hora), o motor do barco elétrico pode cobrir uma distância de mais de 50 milhas (80 quilômetros) com uma única carga e leva uma hora para recarregar a bateria vazia – limites gerenciáveis para serviços de transporte.

Segundo Reinaldo, seus fabricantes dizem que a balsa também é menos intrusiva do que os modelos existentes em serviço. Erguido durante as viagens em três asas de fibra de carbono, o motor é mais silencioso por estar submerso e o casco produz menos esteira, isentando a embarcação dos limites de velocidade impostos em embarcações mais convencionais.

O mercado para esses serviços, obviamente, não se limita a Estocolmo. Somente na Europa, as balsas já são populares e amplamente utilizadas nas capitais nórdicas, Amsterdã, Veneza, Hamburgo e, em menor grau, em cidades ribeirinhas como Londres. Embora as balsas urbanas tenham testemunhado um pequeno boom nos últimos anos, é improvável que os barcos elétricos rivalizem seriamente com trens ou ônibus como opções de transporte urbano de massa.

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