A South African Airways (SAA) opera atualmente 7 aeronaves Airbus, sendo 2x A320s, 3x A319s, 1x A330-300 e 1x A340-300. A aeronave A340 suporta a programação como uma aeronave adicional durante a manutenção necessária da frota ou quando a demanda de capacidade exige a implantação de uma aeronave maior acomodando mais passageiros. À medida que o pico da temporada de férias se aproxima, a SAA está colocando em serviço mais três (3) aeronaves A320, elevando o número total de A320 para 5 aeronaves para atender à demanda de alta capacidade. A primeira delas foi entregue em 25 de setembro de 2022 e as demais serão entregues mensalmente a partir de então.
Apesar dos atrasos na implementação da transação de reestruturação de capital envolvendo um Parceiro de Capital Estratégico, a companhia aérea está a caminho de fornecer serviços de passageiros e carga comercialmente sustentáveis e de classe mundial na África do Sul, regionalmente e em breve globalmente. Há uma clara demarcação de foco entre a Administração da SAA, que está conduzindo um plano para operações aéreas competitivas, e a supervisão dos assuntos relacionados ao SEP que estão sendo administrados pelo Departamento de Empresas Públicas. A administração da SAA está implementando incansavelmente a expansão da companhia aérea para acompanhar a dinâmica do mercado tanto no cenário doméstico quanto no internacional.
De acordo com o Presidente Executivo da SAA, Professor John Lamola “A SAA como a transportadora de bandeira nacional e uma entidade totalmente detida pelo povo da África do Sul tem a responsabilidade de garantir a sustentabilidade da indústria aérea na África do Sul como um facilitador do desenvolvimento económico e facilitador de viagens aéreas acessíveis a todos os usuários do transporte aéreo no país. A adição de capacidade extra de assentos no mercado permite alcançar um equilíbrio entre oferta e demanda no mercado que afeta o preço das passagens aéreas”.
Além dessa capacidade adicional de três A 320, a SAA aumentou nas últimas duas semanas o tamanho das aeronaves em duas de nossas rotas mais movimentadas, Cidade do Cabo e Harare. A rota Harare-Joanesburgo agora é atendida pela aeronave A330 maior em três de suas frequências semanais de sete dias.
Além disso, de acordo com o diretor comercial da SAA, Tebogo Tsimane, “A SAA está substituindo seu A340-300 por uma aeronave de capacidade semelhante e deixará a frota de A319 em 2023. Tsimane acrescentou: “À medida que aumentamos o tamanho da frota para atender às necessidades do crescente programação de rede, estamos encorajados que nossa estratégia de reentrar cautelosamente nos mercados abandonados devido à pandemia de Covid nos serviu muito bem durante os últimos doze meses, e continuaremos a seguir essa trajetória cautelosa e ajustada ao risco.”
O plano de negócios atual da SAA é aumentar agressivamente as operações e implementar uma estratégia de frota que continuará a ganhar impulso para aumentar nossos serviços regionais-continentais e introduzir serviços internacionais de longa distância.