Cias Aéreas

Lufthansa Group volta ao preto com lucro operacional de 393 milhões de euros e fluxo de caixa livre ajustado de 2,1 bilhões de euros no segundo trimestre

 

  • Forte aumento nos yields médios e segmento de carga bem-sucedido impulsionam resultado trimestral positivo
  • O boom na demanda por passagens aéreas continua
  • Taxas de ocupação nas classes premium acima dos níveis de 2019 – a recuperação das viagens de negócios continua
  • Grupo vai contratar cerca de 5.000 novos funcionários no segundo semestre de 2022
  • Primeiro grupo europeu de companhias aéreas: SBTi valida metas climáticas do Grupo Lufthansa 
  • Grupo Lufthansa especifica perspectivas para o ano e espera EBIT Ajustado acima de 500 milhões de euros em linha com as expectativas do mercado

Carsten Spohr, CEO da Deutsche Lufthansa AG, disse:
Queremos e continuaremos a fortalecer nossa posição como número 1 na Europa e, assim, manter nosso lugar na primeira liga global de nossa indústria. Além do retorno à lucratividade alcançado, os melhores produtos para nossos clientes e perspectivas para nossos funcionários são agora novamente nossa principal prioridade.”

Resultado

O Grupo gerou um lucro operacional de 393 milhões de euros no segundo trimestre. No período do ano anterior, o EBIT Ajustado ainda era claramente negativo em -827 milhões de euros. A margem EBIT ajustado aumentou para 4,6% (ano anterior: -25,8%). O lucro líquido aumentou significativamente para 259 milhões de euros (ano anterior: -756 milhões de euros).

A empresa faturou 8,5 bilhões de euros no segundo trimestre, quase três vezes mais do que no mesmo período do ano passado (ano anterior: 3,2 bilhões de euros).

Para o primeiro semestre de 2022, o Grupo registrou um EBIT Ajustado de -198 milhões de euros (ano anterior: -1,9 bilhão de euros). A margem EBIT Ajustado foi de -1,4 por cento no primeiro semestre do ano (ano anterior: -32,5 por cento). As vendas aumentaram significativamente em comparação com os primeiros seis meses de 2021 para 13,8 bilhões de euros (ano anterior: 5,8 bilhões de euros).

Aumento nos rendimentos e altas taxas de ocupação para companhias aéreas de passageiros

O número de passageiros a bordo das Linhas Aéreas de Passageiros mais que quadruplicou no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa receberam 42 milhões de passageiros a bordo entre janeiro e junho (ano anterior: 10 milhões). Somente no segundo trimestre, 29 milhões de passageiros voaram com as companhias aéreas do Grupo (ano anterior: 7 milhões).

A empresa expandiu continuamente a capacidade oferecida em linha com o aumento constante da demanda ao longo do primeiro semestre do ano. No primeiro semestre de 2022, a capacidade ofertada foi em média 66% do nível pré-crise. Olhando para o segundo trimestre isoladamente, a capacidade oferecida atingiu cerca de 74% do nível pré-crise.

Destaca-se a evolução positiva dos yields e dos fatores de ocupação de assentos no segundo trimestre. Os rendimentos melhoraram significativamente no trimestre em uma média de 24% em comparação com o ano anterior. Eles também aumentaram 10% em comparação com o ano pré-crise de 2019.

Apesar do nível de preços mais elevado, os voos do Grupo Lufthansa tiveram uma taxa de ocupação média de 80 por cento no segundo trimestre. Esse número é quase tão alto quanto antes da pandemia de Corona (2019: 83%). Nas classes premium, a taxa de ocupação de 80% no segundo trimestre até superou o valor de 2019 (2019: 76%), impulsionado pela alta demanda contínua entre viajantes particulares e pelo aumento do número de reservas entre os viajantes de negócios.

Graças à gestão de custos contínua e consistente e à expansão da capacidade de voo, os custos unitários nas companhias aéreas de passageiros caíram 33% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Permanecem 8,5 por cento acima do nível pré-crise, devido à oferta ainda significativamente reduzida.

O EBIT ajustado nas companhias aéreas de passageiros melhorou significativamente no segundo trimestre para -86 milhões de euros (ano anterior: -1,2 bilhão de euros). Entre abril e junho, o resultado foi onerado por 158 milhões de euros de custo de irregularidades em relação a interrupções nas operações de voo. No primeiro semestre do ano, o EBIT Ajustado no segmento de Passageiros foi de -1,2 bilhão de euros (ano anterior: -2,6 bilhões de euros).

O resultado positivo da SWISS merece destaque especial. A maior companhia aérea da Suíça gerou um lucro operacional de 45 milhões de euros no primeiro semestre (ano anterior: -383 milhões de euros). No segundo trimestre, seu EBIT Ajustado foi de 107 milhões de euros (ano anterior: -172 milhões de euros). A SWISS beneficiou sobretudo da forte procura de reservas combinada com ganhos de rentabilidade como resultado da reestruturação bem sucedida.

Lufthansa Cargo ainda em nível recorde, Lufthansa Technik e LSG com resultado positivo

Os resultados no segmento de negócios de logística permanecem em níveis recordes. A demanda por capacidades de frete ainda é alta, também devido a interrupções contínuas no frete marítimo.

Como resultado, os rendimentos médios no setor de frete aéreo permanecem bem acima do nível pré-crise. A Lufthansa Cargo se beneficiou disso também no segundo trimestre. O EBIT Ajustado aumentou 48 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, para 482 milhões de euros (ano anterior: 326 milhões de euros). No primeiro semestre a empresa atingiu um novo recorde de EBIT Ajustado de 977 milhões de euros (ano anterior: 641 milhões de euros).

No segundo trimestre de 2022, a Lufthansa Technik se beneficiou da recuperação adicional do tráfego aéreo global e do consequente aumento na demanda por serviços de manutenção e reparo por parte das companhias aéreas.

A Lufthansa Technik gerou um EBIT Ajustado de 100 milhões de euros no segundo trimestre (ano anterior: 90 milhões de euros). No primeiro semestre, a empresa gerou um EBIT Ajustado de 220 milhões de euros (ano anterior: 135 milhões de euros).

O grupo LSG se beneficiou principalmente do crescimento da receita na América do Norte e na América Latina durante o período do relatório. Apesar da descontinuidade dos subsídios ao abrigo do US Cares Act, o grupo LSG gerou um EBIT Ajustado positivo de 1 milhão de euros (mesmo período do ano anterior: 27 milhões de euros). No primeiro semestre, o EBIT Ajustado caiu para -13 milhões de euros (mesmo período do ano anterior: 19 milhões de euros).

Forte fluxo de caixa livre ajustado, a liquidez aumentou ainda mais

Ao longo do primeiro semestre, o número de reservas aumentou significativamente. Devido a este alto nível de novas contratações e melhorias estruturais na gestão do capital de giro, foi gerado um fluxo de caixa livre ajustado significativamente positivo de 2,1 bilhões de euros no segundo trimestre (ano anterior: 382 milhões de euros). No primeiro semestre do ano, o fluxo de caixa livre ajustado foi de 2,9 bilhões de euros (ano anterior: -571 milhões de euros).

A dívida líquida diminuiu para 6,4 bilhões de euros em 30 de junho de 2022 (31 de dezembro de 2021: 9,0 bilhões de euros).

No final de junho de 2022, a liquidez disponível da empresa era de 11,4 bilhões de euros (31 de dezembro de 2021: 9,4 bilhões de euros). A liquidez permanece, assim, bem acima do corredor alvo de 6 a 8 bilhões de euros.

Devido ao forte aumento da taxa de desconto, o passivo líquido de pensões do Grupo Lufthansa caiu cerca de 60% desde o final do ano passado e agora está em cerca de 2,8 bilhões de euros (31 de dezembro de 2021: 6,5 bilhões de euros). Isso aumentou diretamente o patrimônio líquido do balanço, que totalizou 7,9 bilhões de euros no final do primeiro semestre (31 de dezembro de 2021: 4,5 bilhões). O rácio de capital próprio subiu para cerca de 17 por cento (31 de dezembro de 2021: 10,6 por cento).

Remco Steenbergen, diretor financeiro da Deutsche Lufthansa AG:
“Retornar à lucratividade em um trimestre marcado também por alta incerteza geopolítica e aumento dos preços do petróleo é uma grande conquista. Isso demonstra que estamos fazendo bons progressos na recuperação das consequências financeiras da crise do Corona. Mesmo após o reembolso dos auxílios estatais No ano passado, nosso objetivo continua sendo fortalecer ainda mais o balanço de forma sustentável. Com um fluxo de caixa livre de quase 3 bilhões de euros, tivemos muito sucesso nesse sentido no primeiro semestre do ano. Também em todo o ano de 2022, graças ao retorno esperado de resultados positivos, gestão rigorosa do capital de giro e atividades de investimento disciplinadas, projetamos um fluxo de caixa livre ajustado claramente positivo e, portanto, uma redução da nossa dívida líquida em relação ao ano anterior.”

Grupo Lufthansa recruta mais funcionários

Tendo como pano de fundo o rápido aumento do tráfego aéreo em todo o mundo, o Grupo Lufthansa está mais uma vez recrutando funcionários. No segundo semestre de 2022, a empresa contratará cerca de 5.000 novos funcionários, em linha com o plano de ramp-up do Grupo, garantindo ganhos de produtividade sustentáveis. A grande maioria das novas contratações diz respeito à adequação dos níveis de pessoal nas operações à expansão do horário de voos. As áreas-chave a este respeito são o cockpit e a cabine da Eurowings e Eurowings Discover, pessoal de terra nos aeroportos, trabalhadores da Lufthansa Technik e pessoal de catering da LSG. Um número semelhante de novas contratações está planejado para 2023.

SBTi valida metas climáticas do Grupo Lufthansa

O Grupo Lufthansa estabeleceu metas ambiciosas de proteção climática e pretende alcançar um equilíbrio neutro de CO₂ até 2050. Já em 2030, o grupo de aviação quer reduzir pela metade suas emissões líquidas de CO₂ em relação a 2019. caminho de redução definido. Isso agora foi validado com sucesso pela chamada “Science Based Target Initiative” (SBTi). Isso torna o Grupo Lufthansa o primeiro grupo de aviação na Europa com uma meta de redução de CO₂ com base científica, alinhada com as metas do Acordo Climático de Paris de 2015.

Desde 2 de agosto, o Grupo Lufthansa vem testando as chamadas Green Fares na Escandinávia. Para voos da Noruega, Suécia e Dinamarca, os clientes agora podem comprar passagens aéreas nas páginas de reservas das companhias aéreas que já incluem compensação total de CO₂ por meio de combustíveis de aviação sustentáveis ​​e projetos certificados de proteção climática. Isso torna o voo neutro em CO₂ ainda mais fácil. O Grupo Lufthansa é a primeira companhia aérea internacional do mundo com uma oferta deste tipo.

Panorama

O Grupo Lufthansa espera que a demanda por passagens permaneça alta nos demais meses do ano – o desejo das pessoas de viajar continua inabalável. As reservas para os meses de agosto a dezembro de 2022 estão atualmente em uma média de 83% do nível pré-crise.

Apesar da necessidade de alguns cancelamentos de voos para estabilizar as operações, a empresa continuará a expandir a capacidade de acordo com a demanda e planeja oferecer cerca de 80% de sua capacidade pré-crise no terceiro trimestre de 2022. aumento significativo no EBIT Ajustado no terceiro trimestre em comparação com o segundo trimestre, principalmente devido a uma melhoria contínua nos resultados das Linhas Aéreas de Passageiros do Grupo Lufthansa.

Para todo o ano de 2022, o Grupo Lufthansa espera que a capacidade oferecida nas companhias aéreas de passageiros seja de cerca de 75% em média. Apesar da incerteza contínua em relação aos desenvolvimentos econômicos e geopolíticos globais e ao progresso adicional da pandemia de Corona, o Grupo especifica suas perspectivas e agora espera que o EBIT Ajustado esteja acima de 500 milhões de euros para todo o ano de 2022. Essa previsão está alinhada com as expectativas atuais do mercado . O Grupo Lufthansa também espera um fluxo de caixa livre ajustado claramente positivo para todo o ano. As despesas de capital líquidas deverão ascender a cerca de 2,5 mil milhões de euros.

Mais informações
Mais informações sobre os resultados dos segmentos de negócios individuais serão publicadas no relatório no segundo trimestre de 2022. Isso será publicado simultaneamente com este comunicado de imprensa em 4 de agosto de 2022 às 7h CET em www.lufthansagroup.com /en/investor-relations publicado.

Também às 7h, os números de tráfego do segundo trimestre de 2022 serão publicados em https://investor-relations.lufthansagroup.com/en/publications/traffic-figures.html

      Janeiro – Junho
de 2022
Janeiro – Junho
de 2021
Alteração
em %
abril – junho
de 2022
abril – junho
de 2021
Alteração
em %
Receita e resultado              
Rendimento total € m 13.825 5.771 140 8.462 3.211 164
dos quais receitas de tráfego € m 10.661 3.637 193 6.828 2.095 226
EBIT ajustado1) € m -198 -1.875 89 393 -827  
Margem EBIT ajustado1) % -1,4 -32,5 31,1 pontos 4.6 -25,8 30,4 pontos
EBIT € m -300 -2.114 86 340 -979  
Lucro/prejuízo líquido € m -325 -1.805 82 259 -756  
Lucro por ação -0,27 -3,02 91 0,22 -1,26  
Principais números do balanço patrimonial e da demonstração do fluxo de caixa              
Total de ativos € m 46.938 40.838 15  
Fluxo de caixa das atividades operacionais1) € m 4.441 47 9.349 2.945 822 258
Despesas brutas de capital € m 1.368 612 124 728 459 59
Despesas de capital líquidas € m 1.381 443 212 744 356 109
Fluxo de caixa livre ajustado1) € m 2.902 -571   2.122 382 455
Funcionários              
Funcionários em 30 de junho número 106.296 108.072 -2  

1) Os valores do ano anterior foram ajustados devido a alterações na definição dos valores.

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo