FORT WORTH, Texas — A American Airlines anunciou hoje seu investimento na ZeroAvia , líder em aviação com eletricidade a hidrogênio e emissão zero. Além do investimento, um memorando de entendimento oferece à American a oportunidade de encomendar até 100 motores do programa de desenvolvimento de powertrain hidrogênio-elétrico da ZeroAvia. Os motores destinam-se a alimentar aviões a jato regionais com zero emissões.
“Nosso investimento na tecnologia emergente de motores elétricos a hidrogênio da ZeroAvia tem o potencial de desempenhar um papel fundamental no futuro da aviação sustentável”, disse Derek Kerr, diretor financeiro da American. “Estamos empolgados em contribuir para o desenvolvimento desse setor e ansiosos para explorar como esses motores podem apoiar o futuro de nossa companhia aérea à medida que construímos a American Airlines para prosperar para sempre”.
A ZeroAvia está trabalhando para obter certas certificações de sua tecnologia de propulsão inovadora que abrirá o caminho para que os motores sejam incorporados no mercado de jatos regionais no futuro. Prevê-se que o trem de força ZA2000-RJ permita que os passageiros voem em jatos regionais de emissão zero já no final da década de 2020.
“Ter o apoio da maior companhia aérea do mundo é uma forte indicação do progresso que estamos fazendo no desenvolvimento de voos com emissão zero de hidrogênio elétrico”, acrescentou o fundador e CEO da ZeroAvia, Val Miftakhov. “Estamos focados em oferecer viagens sustentáveis e estamos muito satisfeitos que a American, líder visionária no setor, veja a ZeroAvia como parte do futuro da aviação.”
Este investimento mostra outra ação no caminho da American para atingir suas metas climáticas agressivas, incluindo a obtenção de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (GEE) até 2050. Além da estratégia e do progresso descritos no Relatório Ambiental, Social e de Governança recentemente publicado pela American , outros os esforços de sustentabilidade da companhia aérea incluem:
- Recebendo o primeiro lote de combustível de aviação sustentável (SAF) certificado pela CORSIA do setor da Neste.
- Alcançar um acordo para comprar 500 milhões de galões de SAF ao longo de cinco anos da Gevo, Inc., o compromisso SAF mais significativo da American até hoje.
- Tornando-se a primeira companhia aérea globalmente a receber validação da iniciativa Science Based Targets para suas metas de redução de emissões de GEE de 2035.