Estudo da plataforma mostrou aspectos positivos e desafios que os viajantes LGBTQIA+ em todo o mundo ainda enfrentam
O termo ‘viagem’ e suas conotações devem representar experiências positivas, aventura e diversão. No entanto, para muitas pessoas LGBTQIA+ no mundo todo, a realidade durante uma viagem pode ser bem diferente. Uma nova pesquisa* da Booking.com revela que 82% dessas pessoas já vivenciaram experiências desagradáveis ou desconfortáveis durante uma viagem.
A maior pesquisa de viagem da Booking.com sobre a comunidade LGBTQIA+ até agora retrata as atitudes, preocupações e preferências de viagem, além de experiências anteriores e da realidade atual. O estudo, realizado com viajantes de 25 países espalhados pelo mundo, mostra que experiências negativas são mais comuns quando essas pessoas saem em público (31%).
A realidade das viagens LGBTQIA+ hoje em dia
O estudo expõe as barreiras que viajantes LGBTQIA+ ainda enfrentam para uma viagem inclusiva e também destaca que viagens na teoria e na prática são, às vezes, duas coisas bem diferentes para essa comunidade. Para metade (52%) dos entrevistados, as viagens trazem um momento para relaxar e espairecer. Entretanto, existem inúmeras considerações adicionais que se estendem por toda a experiência, que as pessoas que não fazem parte da comunidade podem nem pensar a respeito.
Mais de metade (55%) dos viajantes globais LGBTQIA+ já passaram por discriminação durante uma viagem. Seja pelos estereótipos (28%), por serem encarados, ridicularizados ou atacados verbalmente por outros viajantes (18%) e/ou moradores locais (17%), não é nenhuma surpresa que essas pessoas enfrentem mais dificuldade ao viajar – desde o momento de escolher o destino até as atividades das quais querem participar.
Sinais promissores de progresso e positividade
Embora existam muitos obstáculos para as viagens inclusivas para quem se identifica como LGBTQIA+, ainda há muitas regiões em que os viajantes têm interações e experiências positivas. Tanto é que 85% dos entrevistados comentam que a maioria das experiências de viagem que tiveram até agora foram acolhedoras – quem mais concorda são gays e lésbicas (90%).
Além disso, mais de 6 em cada 10 (62%) viajantes globais afirmam que fazer parte da comunidade LGBTQIA+ faz com que, na verdade, se sintam viajantes mais confiantes. E 84% comentam que têm confiança de conhecer os destinos que desejam visitar. Nesse tópico, gays são os mais confiantes (87%), seguidos por bissexuais (86%).
A conexão com a comunidade é essencial
A pesquisa da Booking.com também revela que a comunidade LGBTQIA+ de um destino colabora para as decisões de muitos viajantes. Além disso, o desejo de vivenciar tudo que essa comunidade tem a oferecer é predominante entre os resultados:
60% dos viajantes globais LGBTQIA+ têm mais chance de viajar para um destino que celebre a história e a comunidade LGBTQIA+ local;
Mais da metade (56%) tem mais chance de selecionar destinos em que possam aprender sobre os aspectos históricos da comunidade LGBTQIA+.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de forma independente com uma amostra de 5.514 viajantes LGBTQIA+ em 25 países. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em abril e maio de 2022.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão do Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis, opções de transporte convenientes e lugares incríveis para se hospedar – de residências a hotéis e muito mais. Como um dos maiores mercados de viagens do mundo tanto para marcas estabelecidas e empreendedores de todos os tamanhos, a Booking.com permite que propriedades em todo o mundo alcancem uma audiência global e ampliem seus negócios.
A Booking.com está disponível em 44 idiomas e oferece mais de 28 milhões de anúncios, incluindo mais de 6,5 milhões deles apenas em casas, apartamentos e outros locais exclusivos para hospedagem. Não importa onde você quer ir ou o que você quer fazer, a Booking.com facilita e faz tudo com suporte ao cliente 24/7.