Nesta terça-feira (24), Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), se encontrou com o presidente da comissão de turismo da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Coelho (Pode-SC). Na ocasião, os presidentes conversaram sobre temas prioritários para o setor turístico e alimentício.
Entre os temas conversados estão os Projetos de Leis que estão aguardando parecer do relator; adequação do modo de liberação do Fungetur, com redução da burocracia e análises de crédito, e dispositivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que isenta tributos sobre as atividades de eventos e estabelece o parcelamento de débitos de empresas do segmento. Também foram apresentadas as propostas do Vai Turismo, e foi entregue ao deputado o diagnóstico e pesquisas de percepção do projeto.
Alexandre Sampaio pontua que essa integração é importante para defender as causas de todo o trade turístico e dos setores de bares e restaurantes. “Entendemos como injustificável a mora governamental em reconhecer direito que se destina à compensação das pesadas perdas experimentadas pelos setores de eventos e turismo, especialmente hospedagem e comércio varejista de alimentação preparada e bebidas. Minha missão como representante é defender as prioridades para alavancar nosso setor”, comenta o presidente da FBHA.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.