Mais de 700 artesãos de todos os estados brasileiros participam do Salão, um dos maiores eventos do setor, no País
Nove artesãos mato-grossenses expõem suas peças no 15º Salão de Artesanato “Raízes Brasileiras”, que ocorre de 04 a 08 de maio, na arena de eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília (DF). O grupo é acompanhado pela equipe do programa de Artesanato Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).
Os artistas do Estado fazem parte dos mais de 700 artesãos de todas as unidades da federação que participam de um dos maiores eventos do setor artesanal brasileiro. A iniciativa conta com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do governo federal.
No estande de Mato Grosso, os visitantes do evento podem conhecer e adquirir as obras com referências culturais de 7 municípios do Estado. No espaço são encontradas peças entalhadas em madeira no formato de animais e peixes, esculturas, artesanato em couro, fibras, fios, tecelagem e artigos produzidos por comunidades indígenas.
Outro atrativo que Mato Grosso levou à Capital Federal foi o Grupo Siriri Elétrico que apresenta a cultura das danças do Cururu, Siriri, Rasqueado e outras músicas cuiabanas e mato-grossenses, até o dia 06 de maio, na Praça Central do evento. No dia 07, a apresentação será no estande mato-grossense.
Além de comercializar os produtos artesanais e apresentações culturais regionais. O salão tem como intuito realizar rodadas de negócios com cerca de 50 lojistas nacionais e 5 internacionais.
Para a coordenadora do Programa de Artesanato da Sedec, Lourdes Sampaio, a participação em eventos nacionais estimula o segmento do artesanato local.
“É de suma importância para Mato Grosso fazer parte de eventos como o 15º Salão de Artesanato, já que nesse espaço abrem-se novos mercados para as peças produzidas no Estado. São efetuadas vendas diretas aos visitantes e também fechados negócios com lojistas brasileiros e até de outros países. Além de favorecer a mentalidade empreendedora nos artesãos”, aponta.
O 15º Salão do Artesanato funcionará até o próximo domingo (08.05), das 10h às 22h. A entrada é franca.