27.7 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Agenciamento de viagens foi a atividade do turismo mais impactada na pandemia

Autor: Glauber Santos / Professor de Economia do Turismo da USP

No aniversário de dois anos da pandemia de Covid, ocorrido em março de 2022, as atividades turísticas ainda acumulavam queda de 8% no total de empregados formais na comparação com fevereiro de 2020. Segundo meus cálculos, baseados nos dados da RAIS e do CAGED, foram quase 170 mil postos de trabalho perdidos no setor nesses dois anos. O maior número de demissões ocorreu nos serviços de alimentação, onde cerca de 112 mil postos foram fechados, o que equivale a 9% do total de empregos nessa atividade em fevereiro de 2020. Contudo, a atividade que mais sofreu em termos proporcionais foi o agenciamento de viagens. A atividade, que empregava cerca de 67 mil pessoas no início da pandemia, perdeu mais de 17 mil postos de trabalho. A queda corresponde a 24% do total de empregos em agências e operadoras de viagens no país.

1.png

Variação relativa no número de empregos formais nas atividades características do turismo de março/2020 a março/2022

Outras atividades ainda acumulavam perdas consideráveis no aniversário de dois anos da pandemia. As atividades culturais totalizavam queda de 14% no número de postos de trabalho, o transporte aéreo 9%, transporte rodoviário 8% e alojamento 7%. A única atividade característica do turismo que teve aumento no número de empregos formais no período foi o aluguel de automóveis. O total de postos de trabalho na área cresceu 16% nesses dois anos, com a contratação de mais de 16 mil empregados formais no período. Apesar das demissões em abril e maio de 2020, o setor seguiu contratando em todos os meses desde então.

2.png

Variação absoluta no número de empregos formais nas atividades características do turismo de março/2020 a março/2022

A tendência de recuperação do mercado de trabalho no turismo tem sido lenta. Após uma forte queda no segundo e no terceiro trimestres de 2020, uma breve retomada ocorreu no último trimestre daquele ano. Contudo, no início de 2021, as demissões voltaram a superar as contratações até o segundo trimestre. Desde então, a variação trimestral se manteve positiva, embora tenha desacelerado no primeiro trimestre de 2022. Entre janeiro e março de 2022, apenas 25 mil novos postos de trabalho foram criados no turismo, sendo 11 mil nos serviços de alimentação, 5 mil no transporte rodoviário e 3 mil no alojamento. O agenciamento de viagens contratou 1,7 mil empregados no trimestre. Os dados do CAGED para as atividades características do turismo podem ser consultados em detalhe no dashboard disponível neste link.

3.png

Variação trimestral e saldo acumulado da variação de empregos formais nas atividades características do turismo

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles