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Temporada de inverno: os destinos estão prontos para atender as demandas dos viajantes pós-vacina Covid-19 e faturar?

Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio reforça tendências como a busca pelo bem-estar como valor agregado, além de viagens curtas que garantam maior contato com a natureza

Com o fim do verão e a proximidade do período de recesso escolar, tradicionalmente observa-se o crescimento da procura por viagens a destinos mais frios. Em um contexto de pandemia, ainda é mínima a busca por viagens internacionais; no entanto, com a vacinação em estágio avançado, os cariocas se mostram mais motivados a visitar atrações na capital e passear por municípios vizinhos. A tendência é que esse movimento permaneça assim nesta temporada.

A busca por hábitos mais saudáveis e por melhor qualidade de vida alterou tanto a rotina quanto as escolhas dos destinos de viagem, que tendem a ter o foco no autocuidado, na família e na sustentabilidade como valor agregado. A palavra de ordem agora é bem-estar. É o que apontam os dados da pesquisa sobre a retomada do turismo realizada entre os meses de março e abril de 2022 pelo Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio, coordenado pela professora Dra. Deborah Zouain.

“Viajar de férias passou a ter novos critérios. Saúde, bem-estar, segurança e confiança são requisitos quase obrigatórios para boa parte dos viajantes. Os números da pesquisa reforçam a busca por viagens mais próximas que priorizem a questão do bem-estar. Está tudo interligado: as pessoas querem mais contato com a natureza, mais atividades ao ar livre e uma alimentação mais saudável”, afirma a professora Deborah.

Segundo dados da pesquisa, nos próximos 3 meses, 68,8% dos entrevistados pretendem viajar a lazer, sendo que 62,3% sinalizam preferência por viagens no próprio estado e 53,6% para cidades em outros estados no Brasil. O estudo também revela a preferência pelo uso do carro para deslocamentos e a busca por lugares que ofereçam maior contato com a natureza e uma boa qualidade de conexão com a Internet. Vale lembrar que no caso das viagens em família, alguns pais ainda conseguem manter um modelo de trabalho híbrido, permitindo maior tempo de permanência no destino visitado.

A aproximação da temporada de inverno abre espaço para que diferentes serviços e produtos sejam incorporados à experiência desse “novo viajante”. O que lança um desafio: será que os destinos estão preparados para as demandas do consumidor pós-vacina e, assim, faturar nessa retomada do turismo?

NOVAS OPORTUNIDADES

A capital carioca além de ser um importante destino receptor de turistas, é também um importante emissor de viajantes para todo o estado e país. “Nos próximos meses, a tendência é que a maior parte das viagens sejam realizadas no Brasil e, em especial, para destinos no próprio estado. É a chance para que os meios de hospedagem ofereçam serviços diferenciados que conquistem esse novo viajante. Além disso, abre-se uma enorme oportunidade para a oferta de produtos e serviços turísticos dentro da própria cidade, dado que o carioca também está conhecendo mais o lugar onde mora”, afirma a pesquisadora Paola Lohmann, doutora pela Universidade de Aveiro em Portugal.

A pesquisa sobre a retomada do turismo em 2022 traz importantes insights sobre essa tendência. Segundo o levantamento, 68,5% dos entrevistados visitaram algum atrativo turístico na própria cidade e 55% consumiram produtos e serviços turísticos locais. No entanto, apenas 14,2% pernoitaram em meios de hospedagem na cidade onde moram e apenas 13,8% usaram “day use” em hotéis.

“Ainda existe, por parte do carioca, um olhar de que produtos e serviços turísticos são para gringos. Esse estigma também atinge profissionais do turismo, que focam seus investimentos em clientes de fora da cidade. A pandemia trouxe, de certa forma, um novo olhar; mas, as ofertas de tarifas diferenciadas para residentes ainda são pouco trabalhadas e divulgadas. É preciso ter em mente que o residente pode ser um importante consumidor, tanto pela facilidade da realização de recompra, como pelo papel de se tornar um divulgador em seu próprio município”, avalia Deborah Zouain, coordenadora da pesquisa.

DESTINOS DE INVERNO

Tradicionalmente, os municípios na Região Serrana e no Vale do Café se destacam no ranking de preferências das famílias para passar o período mais frio do ano. Em meio às montanhas de Teresópolis, o resort Le Canton, conhecido por seus jardins e a linda vista de seu castelo medieval, percebendo a busca por atividades ao ar livre e cuidados com a saúde, incluiu aulas de ioga e meditação na programação, ampliou o menu de tratamentos corporais e faciais para homens e mulheres no SPA e dobrou o número de cavalos, para dar conta da demanda crescente pelos passeios em meio à natureza. Para a criançada há atividades como aulas de circo, pescaria e esportes radicais.

O Eco Resort Hotel Villa São Romão, em Lumiar, fica em uma Reserva Privada do Patrimônio Natural e tem seus jardins e piscinas naturais como grandes atrativos. Além do SPA e da horta com orgânicos, há uma sauna com saída subaquática para a piscina e trilhas para quem curte respirar o ar puro fazendo caminhadas ecológicas. Esse olhar para a sustentabilidade local passa a ser algo que gera valor tanto para o empresário, como para o hóspede, que cria uma memória afetiva agregada à experiência.

Na região de Valença, o casarão histórico de 1852 do Hotel Fazenda Florença é uma viagem para a época dos barões de café. Já foi cenário para novelas como Sinhá Moça, Paraíso, Dona Beija e Escrava Isaura. A visita é algo parecido com o que os europeus fazem em seus castelos. Para as crianças, uma fazendinha permite a alimentação de animais. Construído em meio a um cafezal, o lugar passou a oferecer degustação de blends de café de alta qualidade, além de drinks com a bebida. A fazenda produz um café premiado internacionalmente, servido aos hóspedes no café da manhã com produtos feitos na própria fazenda ou no entorno. E, neste caso, observa-se a importância de se resgatar a cultura local e compartilhar o “fazer” manual com seus visitantes. Quem não deseja voltar no tempo e resgatar costumes de outra época?

No último final de semana, apesar do carnaval, o festival “Rock the Mountain”, que recebeu mais ou menos 60 mil pessoas em quatro dias de evento e movimentou a região serrana é uma mostra do que se pode fazer para fomentar o turismo. Boas ideias e o atual momento pós- vacina têm um grande poder de atrair o turista tanto do próprio estado quanto dos outros estados do país.

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