A Rota foi lançada nesta quinta-feira (14) com o intuito de potencializar os atrativos locais e reúne 16 empreendimentos do segmento rural para aquecer a economia na região
O Projeto Viva Lago Oeste conquistou mais um importante passo na trajetória do crescimento do turismo local, e nesta quinta-feira (14), foi lançada a Rota Lago Oeste, com um miniguia elaborado pela Setur/DF em parceria com a Associação Viva Lago Oeste e 16 empresários da região. A Rota reúne opções para que moradores e visitantes possam vivenciar experiências únicas junto à natureza, conhecer atrativos, empreendimentos gastronômicos e desfrutar de momentos de descanso. Tudo isso a apenas 22km do centro de Brasília.
Iniciado em 2017, com a finalidade de divulgar a rica região tão próxima do centro da capital, o potencial do núcleo rural do Lago Oeste chamou a atenção. Em 2019, a Secretaria de Turismo do DF (Setur/DF) passou a caminhar junto aos moradores e empreendedores em prol da estruturação, qualificação e promoçãodo turismo local. Desde então, o setor vem sendo mapeado e estudado. O resultado chegou com a criação do miniguia, que reúne os atrativos locais e passam a fazer parte da Coleção Rotas Brasília, da Setur.
“A entrega desta rota é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Turismo na gestão da minha amiga Vanessa Mendonça com o apoio do governador Ibaneis Rocha, e que hoje temos o privilégio de entregar aos moradores e visitantes. Parabenizo a coragem de todos esses 16 empresários, empreendedores que trabalham diariamente para potencializar a economia de Brasília”, afirma o secretário de Turismo, William Almeida durante a entrega da rota.
A cerimônia de lançamento da rota aconteceu no Brasis Ateliê Gastronômico, da premiada Chef Di Oliveira, a Edilani Oliveira, que oferece aos clientes gastronomia autoral de representatividade da cultura Brasileira que está integrado à rota. Além disso, é uma das responsáveis pela elaboração do projeto e celebra o resultado final. “Hoje é um dia especial para toda a Associação do Viva Lago Oeste. A Setur/DF abraçou nossa causa e estamos todos com o sentimento de alegria e gratidão. E o mais importante é que vamos conseguir mostrar uma área de Brasília que muita gente não conhece, muito perto do centro da capital, cheia de belezas naturais incríveis. E já estamos esperando os visitantes, que venham todos”, convida a Chef Di.
A criação da rota contempla também o trabalho dos guias de turismo, que passam a ter mais informações e locais para levar os turistas. Dezenas de guias estiveram presentes no evento de lançamento. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF (Sindgtur/DF), Carlos Eduardo de Castro Serra, os mais de 340 que estão com seus cadastros atualizados, passarão a incluir em seus roteiros o Lago Oeste.“Entre os guias habilitados, principalmente na última turma formada, o Ecoturismo está “bombando”. Essa rota vai mostrar que existe uma Brasília fora do cruzamento do Eixo Rodoviário com o Eixo Monumental”, celebra o vice-presidente.
É importante destacar que a região do Lago Oeste está localizada em Sobradinho e é referência em agrofloresta, uma área de proteção ambiental que preserva uma grande reserva de cerrado. No Brasil, o Turismo Rural abriga uma cadeia produtiva composta por 90% de micro e pequenas empresas, que movimentam cerca de R$60 milhões por ano. No período de pandemia o segmento ganhou mais visibilidade, e no Distrito Federal alcançou 30% no crescimento da procura pelos turistas, segundo o presidente do Ruraltur, Fernando Mesquita. “Vivemos um desafio na pandemia, mas crescemos e, hoje, estamos colhendo os frutos seguindo os pilares da Setur/DF com estruturação, qualificação e promoção”, afirma o presidente.
Vanessa Mendonça fezquestão de participar do lançamento da Rota Lago Oeste, tendo em vista sua participação ativa e fundamental no processo de criação da rota. “Durante os três anos que estive à frente da Secretaria do Turismo tive a oportunidade de atuar junto com esses empresários, que hoje celebram a concretização da Rota do Lago Oeste. Estou muito feliz em prestigiar como amiga, a Associação dos Moradores nesse momento tão esperado por uma região tão rica em experiências, que tem muito a oferecer aos visitantes e à população. Essa é uma conquista do Governo do Distrito Federal, que não mede esforços para apoiar e incentivar a economia da nossa Capital”, afirma a ex-secretária.
Marcos Vinicius, presidente da Associação Viva Lago Oeste e proprietário do Recanto Maria Flor, relembra a trajetória dos moradores. “Estamos há cinco anos batalhando com o objetivo maior de criar essa rota turística para o Lago Oeste, e hoje realizamos. Não posso deixar de agradecer ao Sebrae/DF pelo apoio e a Setur/DF, por confiar e tornar a Rota Lago Oeste uma realidade. Muito obrigado.
CONHEÇAM OS EMPREENDIMENTOS
A Rota Lago Oeste é fruto da parceria entre a Secretaria de Turismo do DF e a Associação Viva Lago Oeste, contemplando 16 empresários quedecidiram investir na geração de emprego e renda da região. Conheçam os empreendimentos mapeados:
– Ateliê Ralfe Braga – Ralfe Braga
– Chácara Boaz – Odete Mioto e Renê Mioto
– Brasis Ateliê Gastronômico – Chef Di Oliveira
– Espaçonave, Sérgio Monforte
-Fazenda Roncador – Proprietário, Rafael Magnum Lima Gontijo Lacerda e o Filho Bernardo Magnum Coelho Gontijo
– Pousada Refazenda, Geraldo Veloso Gonçalves Filho
– Ateliê Raquel Bogéa – Raquel Bogéa
– Recanto De Maria Flor E Balancéu – Marcus Vinicius (Maka)
– Sítio Titara – Abmael Nunes, Thiago Nunes De Carvalho E Djeini Aparecida Pereira Carvalho
– Sítio Vila Das Cabras – Ana Zélia Menezes
– Trilha Do Calango – José Junior E Ludmila Rodrigues
– Cervejas Capivara – José Roberto (Beto Capivara)
– Cerveja E.T, Giovanni Boscolli
– Queen Of Peppers – Priscila Ávila
– Queijaria Rancharia – Maurício Bittencourt
– Nata Do Cerrado, Bernadete Ghisolfi
Foto: Renato Braga – Setur/DF