2021 foi um ano de grandes desafios e resiliência para a indústria do turismo. Depois de retomarem a segurança para voltar a viajar, os turistas começaram a tirar férias e optaram por países seguros e com elevados padrões de proteção nos seus protocolos.
Aruba foi um dos países do Caribe que refletiu uma boa taxa de recuperação global, atingindo 72% em relação a 2019. Isso se deveu ao fato de que a ilha sempre teve protocolos de biossegurança claros, fortes campanhas de conscientização e uma comunicação com os principais mercados bastante ativa, mesmo com as fronteiras fechadas.
No mercado latino-americano, Aruba recuperou 37,4% em relação a 2019, recebendo um total de 39.870 passageiros durante 2021. Para o mercado colombiano, país de maior crescimento e desempenho da região, a recuperação foi de 65% em relação a 2019, com um total de 21.052 passageiros.
O restante dos países da América Latina também apresentou um percentual de recuperação significativo em relação a 2019, levando em conta que vários países tiveram suas fronteiras fechadas durante 2021. Nesse sentido, o Brasil, mercado que começou a ter voos desde junho do ano passado , teve uma recuperação de 39%, fechado o ano com 4420 passageiros em Aruba. O Chile, que abriu suas fronteiras em agosto, recuperou 14%, e a Argentina, que reativou as viagens em novembro, recuperou 13% do mercado. “Mesmo com o avanço de novas variantes, nossa aposta é na ampla cobertura de vacinação do Brasil. Nossa expectativa para 2022 é receber mais de 5 mil brasileiros no destino”, comenta Carlos Barbosa, CEO da Vitrine Global, empresa que representa com exclusividade Aruba no Brasil.
De acordo com Miriam Dabian, diretora da Autoridade de Turismo de Aruba (A.T.A) para a América Latina, “Estamos muito felizes em ver que o crescimento do turismo de Aruba está superando as projeções. Nossas estimativas iniciais de recuperação para 2021 estavam entre 45% e 60% do número de turistas que Aruba recebeu em 2019. Recuperamos 72% dos passageiros em 2021 em relação a 2019, com um crescimento de mais de 80% para os passageiros. renda gerada pelo turismo para Aruba”.
Até 2022, Aruba espera recuperar 95% dos passageiros, em relação a 2019. É um ano de grandes desafios, principalmente para o mercado latino-americano e principalmente para o mercado colombiano, que deverá atingir o recorde de 50 mil passageiros em 2022.