Fernando de Noronha inaugurou nesta segunda-feira (13), no aeroporto do arquipélago, o Posto de Testagem fixo para detecção de casos da Covid-19. A iniciativa faz parte da estratégia do TestaPE, programa de vigilância do vírus, que tem como um dos eixos a testagem da população em locais com grande circulação de pessoas. O objetivo do novo ponto é testar cerca de 20% dos turistas que saem da ilha de Fernando de Noronha para que ocorra o controle e rastreabilidade dos casos da doença.
A inauguração do Posto contou com as presenças do secretário estadual de Saúde, André Longo, do administrador da ilha, Guilherme Rocha e do superintendente de Saúde do distrito, Fernando Magalhães. A estação funciona todos os dias, das 11h às 16h. Os testes serão feitos por meio de sorteio automático, e de forma aleatória, de 20% dos turistas de cada voo.
“Isso é importante principalmente agora, com o avanço dessa nova cepa e muitas perguntas que vieram com a nova variante, sobre o grau de transmissão e letalidade, por exemplo. Neste teste de saída a gente tem como saber se teve alguma pessoa com a doença e se isso refletiu dentro da nossa população com algum caso positivo. Noronha é um território pequeno. Conseguimos através da vigilância epidemiológica saber a pousada que a pessoa esteve, os passeios que realizou e quanto tempo permaneceu na ilha”, disse Fernando Magalhães, superintendente de Saúde da ilha.
A ideia das autoridades sanitárias é que o posto permaneça na ilha no próximo ano, até que se tenha uma condição de melhor controle da pandemia no país, como destaca o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. “É importante reforçar a mensagem que a pandemia não acabou. Nós estamos na dose de reforço na ilha, porque é importante reforçar a imunidade para a população. Uma outra questão que é fundamental para o adequado controle da pandemia é manter a política de testagem forte, com a retomada dessa testagem para quem está saindo de Noronha, justamente para termos o controle da circulação do vírus ilha.”
O Posto de Testagem faz parte do atual protocolo, que entrou em vigor no dia primeiro de dezembro. Nesta nova fase, o visitante precisa comprovar as duas doses da vacina contra a Covid-19, ou a dose única da Jansen, para embarcar. A comprovação pode ser por meio do Conecte SUS Cidadão, do Ministério da Saúde, Conecta Recife, Passe Verde ou outro portal oficial.
Noronha já está com 100% da população adulta vacinada com duas doses. Atualmente, a população elegível (acima de 18 anos) está recebendo a dose de reforço, se já tomou a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. No último final de semana foram administradas 607 doses de reforço durante o mutirão realizado na quadra da Escola Arquipélago. A aplicação da terceira dose segue acontecendo todos os dias no Posto de Saúde da Família.
Texto: Ney Anderson
Foto: karol Vieira