Material disponibilizado pela Agência é direcionado aos profissionais que atuam na área de segurança operacional
Ao longo dos anos, a ANAC tem desempenhado e intensificado suas ações na promoção de conceitos e na atuação de melhores práticas que buscam prevenir, por parte dos regulados, possíveis ocorrências aeronáuticas. Com o objetivo de conscientizar os profissionais que atuam diretamente em áreas voltadas à segurança operacional, a Agência tem disponibilizado, em seu site, cartilhas com orientações (clique para acessar), ou Safety Enhancements (SE), que podem ajudar no dia a dia do trabalho desses profissionais.
Publicadas na página do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral (BGAST), as cartilhas possuem temas variados, que estão subdivididos em tópicos: aviação sub-regional, perda de controle em voo ou em solo, ações educativas – voltadas ao reporte de emergência – e falha de motor em voo. Todo conteúdo foi pensado e elaborado pelo BGAST, formado por especialistas da ANAC e representantes de entidades da aviação civil.
Importância e análise de conteúdo
O material disponibilizado aos profissionais da aviação é fruto do estudo, análise e conhecimento de procedimentos diretamente ligados a cada um dos temas relacionados. As cartilhas de bomba de combustível e de magnetos, por exemplo, disponíveis no tópico falha de motor em voo, foram elaboradas após constatação de um número significativo de ocorrências observadas ao longo de anos.
A cartilha sobre bomba auxiliar de combustível (SE SCF-PP 01 – Bomba de Combustível) mostra que muitos acidentes ocorridos na aviação geral, em particular na aviação aeroagrícola, poderiam ter sido evitados se os pilotos tivessem uma melhor orientação e treinamento específico sobre como manter a bomba auxiliar de combustível ligada ou em modo automático. Embora sejam elencados procedimentos rotineiros, muitos deles deixam de ser seguidos pelos profissionais por falta de conhecimento e/ou prática.
No caso da cartilha de magnetos (SE SCF-PP-02 – Magnetos), as orientações se propõem a explicar e evitar falhas de motor em voo em aeronaves com motores a pistão relacionadas a procedimentos inadequados de manutenção em magnetos. O material também apresenta esclarecimentos e estudo de não conformidades na execução da manutenção de magnetos que levam a falhas desses componentes, sempre enfatizando que os manuais aplicáveis a cada modelo de aeronave devem sempre ser a fonte primária para a execução da atividade de manutenção.
O trabalho desenvolvido pelo BGAST pode ser acompanhado na página do grupo (clique no link para acessar), bem como as cartilhas aqui apresentadas.