A locação de veículos se tornou bem mais comum nesse período de pandemia, principalmente porque sabemos que as pessoas desejam evitar a aglomeração, o que ocorre principalmente em micro-ônibus e ônibus para realização de passeios turísticos.
Mas aqui não viemos para falar que mal dos passeios realizados nesses veículos, até porque existe toda uma questão de protocolos e distanciamentos que as empresas de receptivo estão aplicando, e claro, os órgãos responsáveis estão fiscalizando para levar tranquilidade e seguranças para as pessoas que estão viajando.
Voltando a falar de locação de veículos. É importante sempre disponibilizar os números dos voos e respectivos horários de chegada dos passageiros, normalmente sugiro o agendamento para retirar o veículo com duas horas após o horário do voo, pois pode haver um desembarque remoto, e tem a questão da retirada da bagagem, sem contar que evita-se um no-show.
Lembrando que quando informa-se o voo, à locadora ela consegue ter dados de atrasos e cancelamentos e não cancela a reserva em caso de não chegar no horário.
Para devolver o veículo, é importante também chegar com mais de duas horas, lembre-se que a Locadora vai ter que vistoriar o veículo e se tiver algum probleminha o cliente precisará de um temo para resolver, e isso não pode comprometer nem a devolução do carro e nem o embarque no voo.
Também é importante verificar se o cliente está apto a conduzir um veículo locado, já tive diversos registros de pessoas que simplesmente ao informar o CPF a locadora informa que ele não pode retirar o veículo, quando se tem um motorista auxiliar tudo bem, e se não tiver? Então melhor prevenir para evitar esses tipos de transtornos.
Para alugar um carro o cliente de naturalidade brasileira, precisa ter idade mínima de 21 anos, carteira de habilitação válida e emitida há mais de 2 anos, não possuir restrições no CPF e cartão de crédito de titularidade própria com limite disponível para o bloqueio caução.
Mas importante olhar os detalhes dependendo da locadora, até porque existem umas que tem um seguro exigido dependendo da idade do motorista.
Moisés Ponte para o VoeNews