Mais de 450 mil pessoas estiveram na cidade durante o período do evento
Com sete dias a mais neste ano, a 30ª Bauernfest bateu recordes de público e movimentação na economia de Petrópolis, cidade localizada na região turística Serra Verde Imperial. De 14 a 30 de junho, a Cidade Imperial se vestiu com as cores da Alemanha e recebeu mais de 450 mil pessoas, com uma movimentação de R$ 55 milhões. Turistas de todo país aproveitaram os espaços do evento e muitos chegaram nos mais de 1.500 ônibus e vans de excursão – maior número já recebido durante um evento. No comércio, como da Rua Teresa, algumas lojas chegaram a faturar um aumento de 35% nas vendas.
Wilson Witzel, governador do estado do Rio de Janeiro esteve no evento, no dia 21/06, acompanhado por Otavio Leite, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro. Otavio destacou as taxas de ocupação hoteleira, que ultrapassaram os 90%, em todos os fins de semana no Centro Histórico e arredores de Petrópolis e lembrou, ainda, que no feriado de Corpus Christ, que aconteceu durante a festa, foi registrado que 98,9% dos quartos do município estavam ocupados.
– A Bauernfest é, sem dúvida, hoje, um dos principais eventos turísticos do Estado. Para mim, foi uma satisfação muito especial, ao lado do Governador Witzel, presenciar uma mobilização popular formidável, com um nível de organização de altíssima categoria. Acredito que, cada vez mais, esses números tendem a crescer.
Em 17 dias de Festa do Colono Alemão, mais de 200 atrações ajudaram a preservar e celebrar a presença da cultura germânica em Petrópolis graças à colonização alemã. Quarenta barracas ofereciam comidas típicas e muito chope, artesanato e souvenires. Em toda a festa, a estimativa é de que tenham sido vendidos mais de 9,5 toneladas de salsichão e 150 mil litros de chope em toda festa.
O Palácio de Cristal foi o coração da festa e contou apenas com empresas, produtores e cervejeiros petropolitanos. É assim desde 2018, quando foi sancionada a lei regulamentando a autorização do espaço que fica nos jardins do atrativo para que receba apenas empresas de Petrópolis, que tenham produtos típicos culturais alemães, mantendo assim a tradição e as raízes germânicas. E garantiu assim, também, a presença das cervejas artesanais, que, só na barraca do Palácio, vendeu mais de 30 mil litros de chope, fora o Biergarten, realizado na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia).