A KLM, companhia aérea holandesa, se tornará a primeira companhia aérea do mundo a oferecer um serviço inspirador por meio da assistente pessoal da Alexa do alto falante inteligente da Amazon. Em conversas com o bot da KLM, os usuários serão informados sobre destinos que se encaixem aos seus desejos e datas, usando uma combinação de imagens e texto falado. Quem utilizar também será imediatamente informado sobre o preço da passagem.
A partir de 26 de junho, todos os usuários da Alexa poderão encontrar o destino da KLM mais adequado aos seus planejamentos. O Guia de Viagem da KLM oferece inspiração e aconselhamento pessoal, como de duração do voo, orçamento, datas de viagem e especificações que variam de “viagem à cidade” a “férias na praia”. Com base nessas informações, a KLM sugere o destino que melhor atende aos desejos do passageiro, juntamente com o preço da passagem e uma breve descrição. Este serviço KLM estará disponível em todos os alto-falantes que executam o sistema operacional Alexa, com ou sem tela.
“Queremos estar onde nossos clientes estão. Um quarto das famílias americanas tem um alto-falante inteligente em sua casa. A Amazon é um player importante na tecnologia de voz, tanto nos EUA quanto internacionalmente. Para nós, é um passo lógico desenvolver também um serviço de voz para o Amazon Alexa”, explica o vice-presidente sênior de Digital da Air France-KLM, Pieter Groeneveld.
Líder em inovação
O espírito pioneiro holandês, característico da KLM, se reflete no uso de tecnologia inovadora, como nos sistemas ativados por voz. A tecnologia em si não é tão importante quanto as medidas que facilitam a vida dos passageiros antes, durante e depois do voo. Experimentando as possibilidades, a KLM pretende permanecer como uma líder inovadora, oferecendo a melhor experiência aos passageiros.
A KLM lançou anteriormente um guia de viagens no Google Home, que ajuda as pessoas a encontrarem o melhor destino possível para as férias. Também está disponível um planejador de embarque que permite que os usuários saibam quando é hora de ir para o aeroporto. Os clientes também podem usar o Google Home para encontrar e reservar voos, além de receberem conselhos personalizados sobre o que devem colocar na mala, com base no destino da KLM, a duração da viagem e as previsões de tempo locais.
KLM nas redes sociais
A KLM é pioneira em serviços e campanhas de mídia social desde 2009. Temos mais de 28 milhões de amigos e seguidores em diversas mídias sociais. Por meio desses canais, a KLM recebe mais de 180.000 mensagens por semana, das quais 35.000 são perguntas ou comentários. A maior equipe de mídia social do mundo, composta por 360 funcionários de atendimento, responde às mensagens pessoalmente. A KLM oferece aos clientes suporte 24/7 no WhatsApp, Facebook Messenger, Twitter, WeChat e KakaoTalk em holandês, inglês, português, alemão, espanhol, italiano, francês, chinês, japonês e coreano. A KLM foi a primeira companhia aérea do mundo a oferecer aos seus clientes documentos de voo e atualizações de status via WhatsApp, Messenger e Twitter. Além disso, foi a primeira companhia aérea ocidental a usar o canal chinês de mídia social WeChat.
Mais informações sobre a KLM nas redes sociais? Descubra todos os serviços digitais da KLM em social.klm.com. |
Sobre a KLM
Há 100 anos, a KLM é pioneira no setor de transporte aéreo e é a companhia aérea mais antiga que ainda opera sob seu nome original. A KLM pretende ser a companhia aérea com mais foco no cliente, inovadora e eficiente, oferecendo um serviço confiável e produtos de alta qualidade na Europa.
A KLM transportou um recorde de 34,1 milhões de passageiros em 2018, oferecendo aos seus passageiros voos diretos para 162 destinos com uma frota moderna de 214 aeronaves. A companhia aérea emprega uma força de trabalho de mais de 33.000 pessoas em todo o mundo. O Grupo KLM como um todo transportou mais de 43 milhões de passageiros em 2017. Além da KLM, o Grupo KLM inclui a KLM Cityhopper, Transavia e Martinair. A malha aérea da KLM conecta a Holanda com todas as principais regiões econômicas do mundo e é um poderoso motor impulsionando a economia da Holanda.
Grupo Air France-KLM
Desde a fusão em 2004, a KLM faz parte do Grupo Air France-KLM. Essa fusão deu origem a um dos principais grupos de companhias aéreas da Europa, com duas marcas fortes operando em dois grandes centros: o Aeroporto Schiphol de Amsterdã e o Charles de Gaulle de Paris. O grupo concentra-se em três atividades principais: transporte de passageiros e carga e manutenção de aeronaves. Juntas, as duas companhias aéreas transportam mais 100 milhões de passageiros por ano.
A KLM também é membro da SkyTeam Alliance global, que possui 19 companhias aéreas associadas e uma malha aérea conjunta de 1063 destinos em 173 países.
Para mais informações sobre a KLM, acesse KLM.com, KLM Newsroom, Facebook, Twitter e o Blog.
KLM no Brasil
A KLM opera atualmente 18 frequências semanais entre a Holanda e o Brasil – são 4 voos para Fortaleza, 7 frequências para o Rio de Janeiro e outras 7 para São Paulo.
Juntamente com a parceria global Air France e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, parceira desde 2014 no Brasil, as companhias já operaram mais de 1 milhão de passageiros e cobrem 99% da demanda entre o Brasil e a Europa. |