A Festa de Iemanjá, um dos pontos altos do calendário de eventos do verão da Bahia, acontece no dia 2 de fevereiro com grande movimentação de baianos e turistas, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Este ano, como a data cai numa sexta-feira, a expectativa é a de que a participação popular nas comemorações da Rainha das Águas seja ainda maior do que em anos anteriores.
O 2 de Fevereiro é uma das datas que mais atraem turistas para a capital baiana. Hotéis do Rio Vermelho costumam registrar ocupação máxima no período. Na Rua Fonte do Boi, o hotel Mercure está com todas as reservas preenchidas para a ocasião, segundo a recepcionista Rosana Santos. “A maior parte dos hóspedes vem de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, informa. No dia da festa, o hotel oferecerá uma feijoada no restaurante do Casarão.
Também na Rua Fonte do Boi, o Ibis está com quase todas as vagas reservadas para o dia de Iemanjá. “Nossa ocupação nesse dia chega a 98%”, diz Amanda Rangel, do setor de reservas. O restaurante do hotel vai oferecer um bufê para os interessados. Próximo à região da Vila Caramuru (antigo Mercado do Peixe), na Rua Monte Conselho, o Golden Tulip tem todos os seus 200 apartamentos ocupados para o dia 2. “Neste período do verão, nossa ocupação é geralmente alta, mas para o dias 1º e 2 de fevereiro, especialmente, está completa”, afirma Greice Santiago, do departamento de reservas do hotel.
A Festa de Iemanjá é considerada uma das mais belas e tranquilas de Salvador. O bairro todo entra em clima de comemoração, com bares e restaurantes promovendo feijoadas, e bandas e cantores apresentando-se ao vivo. Desde as primeiras horas da manhã, devotos descem para a praia do Rio Vermelho, na área da Colônia de Pesca Z1, para depositar flores, presentes e oferendas à deusa do culto afro-baiano, nos balaios. Por volta das 16 horas, barcos vão despejar as oferendas ao mar. Mas a festa prossegue nos bares e casas até à noite.
Qualificação – Com o objetivo de colaborar com a melhoria da qualidade do atendimento aos turistas, o programa PoqualiSetur, da Secretaria Estadual do Turismo, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação e Aquicultura, por meio da Bahia Pesca, promoveu, nesta segunda e terça-feira (29 e 30 de janeiro), um curso para os pescadores das colônias de Itapuã e do Rio Vermelho.
Repórter: Eduardo Bastos