Secretários e dirigentes municipais de turismo de diversos destinos e órgãos turísticos brasileiros associados à ANSEDITUR se reuniram, na manhã de hoje, dia 17 de agosto, no Sheraton Bahia, em Salvador. Em pauta, discussões sobre a regulamentação e f iscalização dos meios de hospedagem alternativos e a proposta de realização de um seminário de fortalecimento dos municípios turísticos brasileiros, entre outras temáticas.
O Ministério do Turismo esteve representado pela secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, que destacou os avanços que se espera com o Brasil + Turismo, pacote de medidas para fortalecer o setor no Brasil. As açõe s têm como finalidade aumentar o nmero de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para melhorar destinos nacionais, proporcionar o desenvolvimento regional e gerar emprego e renda. “Do ponto de vista de empregabilidade especificamente, esse conjunto de medidas vai permitir a expansão de novos postos de trabalhos. Tão importante quanto a geração de empregos é ter mão de obra capacitada. A partir desta necessidade é que criamos a plataforma de educação online Brasil de Braços Abertos, que já conta com a adesão de mais de 150 municípios”, ressaltou Bezerra.
Teté destacou ainda o acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Patrimônio Cultural e a importância da agenda ativa da ANSEDITUR no sentido de construção de destinos turísticos cada vez mais competitivos e inovadores.< /span>
Liderada pelo presidente da entidade e atual secretário da Agência de Turismo de Palmas, Cristiano Rodrigues, e tendo como anfitrião o secretário de turismo de Salvador, Claudio Tinoco, a reunião contou com a presença de dirigentes de Bonito, Goiânia, Canela, Porto Seguro, Maceió, Goiânia, dentre outros.
Os secretários e dirigentes turísticos aproveitarão o encontro em Salvador para participar do Fórum TurisTIC Brasil, que acontece no próprio Sheraton Bahia entre os dias 17 e 18 de agosto, e que tem como principal objetivo disseminar casos e boas práticas relacionadas &ag rave; inovação, diferenciação e competitividade de destinos turísticos nacionais e internacionais.
A próxima reunião de diretoria da ANSEDITUR será em setembro, paralelamente à Abav.
A associação representa os mais de 2 mil municípios turísticos brasileiros presentes em mais de 200 regiões do País.