A importância da inovação e tecnologia para a gestão estratégica do turismo é o tema central do Fórum TurisTIC, cuja programação prossegue nesta sexta-feira (18), no Sheraton da Bahia Hotel. Pela segunda vez no Brasil, o evento é promovido pela Barcelona Media Inovação Brasil e visa a estimular a competitividade dos destinos turísticos.
Aberto na noite desta quinta-feira (17), o fórum oferece, dentre outras temáticas, a partilha de experiências na gestão dos destinos turísticos como as Ilhas Baleares, na Espanha, e cidades brasileiras como Maceió (AL) e Bonito (MS); apresentações sobre incremento da competitividade dos destinos turísticos por meio da inovação e tecnologia; e uma mostra de como a gastronomia das diferentes regiões do país pode ser trabalhada como atrativo turístico potencial.
Durante solenidade de abertura do evento, o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, falou sobre a importância da sinergia entre atores do turismo. “Aliar ideias inovadoras e tecnologia aos potenciais turísticos é uma estratégia fundamental para a gestão e promoção dos destinos. Esse deve ser um trabalho constante para elevar a competitividade dos destinos turísticos”, defendeu.
José Alves também destacou a diversidade dos atrativos turísticos da Bahia, dividida em 13 zonas turísticas e mais de 100 municípios com reconhecido potencial para a atividade, e falou sobre os esforços do governo para o desenvolvimento do turismo. Uma das vertentes deste trabalho visa à atração de novos voos para o Estado.
Comunicação digital – Importante ferramenta da comunicação atual, o Marketing Digital é um dos temas discutidos no fórum, nesta sexta-feira. Concepção do destino como uma marca a ser divulgada nos mercados nacional e internacional e estratégias de posicionamento no ambiente virtual para conquistar turistas estão entre as questões abordadas por representantes dos governos do Peru e da Espanha (Catalunha).
Quem também participa da conversa é Caio Esteves, fundador da Places For Us, considerada a primeira empresa especializada em place branding (marca-lugar), que trabalha a formação e gestão de marca de lugares, a fim de conquistar seus moradores, investidores e visitantes. A programação completa do evento está disponível no site www.turisticbrasil.com.br.