Gol realiza 7º Workshopp para imprensa “Bastidores da Aviação” nesta quarta-feira, 24 de maio de 2017 com presença de jornalista de vários estados evento contou com apresentações de profissionais e visitação á todas as áreas de manutenção no maior Centro de Manutenção de Aeronaves da América Latina localizado em Confins – MG.
Com uma gerência em cada base onde a Gol opera o serviço de manutenção da Gol procura prestar um atendimento de excelência de prevenção e de ajustes técnicos necessários colocando a segurança em primeiro lugar.
A intenção é garantir a navegabilidade e segurança, disponibilizando o maior número de aeronaves para operação,para isso são feitos investimentos constantes em manutenção de equipamentos buscando equilibrar os custos da empresa.
Um dos fatores mais importantes é fazer um provisionamento visando minimizar problemas nas aeronaves, buscando conciliar a preventiva no lugar da corretiva, o que evita que aeronaves fiquem paradas para reparos, o que gera prejuízos para a empresa.
Entenda de forma simples as manutenção programadas para as aeronaves:
CORRETIVA
Ocorre após identificação de falhas, visando liberar aeronaves para voos
PREVENTIVA
Acontece de acordo com as exigências do manual do fabricante
PREDITIVA
Visa antecipar eventuais falhas, buscando maior confiabilidade através de coletas de dados e telemetria que permitem através de registros e históricos antecipar a manutenção e troca de peças, está é uma tendência que visa melhor aproveitamento das aeronaves.
Os tipos de Check Períodicos também precisam ser respeitados, eles são três:
DAILY
Periodicidade: 2 Dias
Duração: 1 Hora
Local: Linha
WEEKLY
Periodicidade: 8 dias
Duração: 2,5 horas
Local: Linha
SERVICE
Periodicidade: 24 dias
Duração: 5 horas
Local: Linha
Existem também os checks mais complexo, que precisam ocorrer de acordo com as exigências dos fabricantes para garantir a segurança dos voos:
CHECK A
Periodicidade: 120 dias
Duração: 08 horas
Local: SDU e POA
CHECK B1
Periodicidade: 720 dias
Duração: 10 horas
Local: CNF
CHECK B12
Periodicidade: 900 dias
Duração: 10 horas
Local: CNF
CHECK C
Periodicidade: 1.080 dias
Duração: Sem duração específica
Local: CGH e CNF
MANUTENÇÃO DE MOTORES
A Gol dispçõe de oficina certificada para realizar reparos externos nos motores, isto ocorre por discrepância dos parâmetrosque são acompanhados através de aparelhos de alta tecnologia e telemetria, porém quando se trata de processos que envolve análise e medidas mais complexas e claro quando finda o ciclo de vida do motos a empresa envia para oficinas externas que são certificadas pelo fabricante para realizar esses reparos, que são:
MTU – Alemana
KLM – Holanda
DELTA – Estados Unidos
Os contratos com essas empresas é para envio do moto completo.
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO
A Gol trabalha na criação de oficina para manutenção e intervenção em motores, mas ressalta que para fazer reparos pontuais, e está trabalhando para manutenção mais simpres.
Desmonte de motores vão continuar com as parceiras internacionais, até porque o investimento para uma certificação e criação de estrutura para fazer este trabalho não se jsutifica somente com a demanda da Gol, ficando mais em conta enviar os motores para fora.
HANGARES
O CMA – Centro de Manutenção de Aeronaves da Gol dispõe de três hangares amplos, que dão o título de maior da América Latina.
O HANGAR 1 tem capacidade de acomodar entre 3 e quatro aeronaves simultaneamente para manutenção.
O Hangar de pintura comporta apenas uma aeronave por evento, é importante ressaltar que essa quantidade é suficiente uma vez que este serviço e devidamente programado,uma vez que um pintura dura entre 5 e 7 anos e cada aeronave precisa ficar parada para execução desse serviço por 12 dias.
O Hangar três é o maior e acomoda 4 aeronaves, inclusive durante o evento pudemos comprovar esse fato, quando havia uma aeronave com antena do Wi-Fine sendo colocada, uma em desmontagem, uma sendo montada e a quarta já saindo para o Fly teste, que é o procedimento realizado após a manutenção da mesma.
RODAS E FREIOS
A Gol é alto suficiente neste quesito, desenvolvendo todo o trabalho de manutenção de freios e troca de pneus, lembrando que existe uma parceria com a Goodyer para recauchutagem dos pneus, ressaltamos que cada pneu pode receber entre 5 e 6 recauchutagens antes do seu descarte.
Os pneus do trem de pouso do nariz da aeronave duram entre 180 e 210 pousos, o que chega a acontecer em um mês, já os pneus do trem de pouso principal suportam entre 600 e 650 pousos.
A frota da Gol necessita de 850 pneus por mês e consequentemente reparos dos freios
TREINAMENTO
A Gol promove entre seus colaboradores treinamentos:
- Técnicos
- Normativos
- Fatores Humanos
São cursos de reciclagem que cada colaborador realiza pelo ao menos uma vez por ano, cada um na sua área com carga horária que variam entre uma e duas semanas.