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quinta-feira, novembro 28, 2024
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Embratur revela expertise em Marketing Internacional

Presidente Vinicius Lummertz participou de evento inédito do trade turístico em São Paulo

(E) Presidente da Embratur participa de painel sobre Marketing. (D) Homenagem a Lummertz e convidados do eventos.

 A inovação na oferta de serviços e a importância das redes sociais foram destaque no Mercado & Eventos Play, que contou com a participação do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, como painelista. A 1ª edição do evento, realizado em São Paulo nesta quinta-feira (24), reuniu especialistas renomados com programação voltada ao turismo e tendências do mercado.

Lummertz destacou o foco do Instituto no marketing digital, que tem papel estratégico na disseminação de informações para o visitante que planeja viajar para o Brasil. Ele também apresentou propostas para os próximos anos visando ações de incentivo para a captação de estrangeiros: “Queremos uma Embratur que invista no ambiente de negócios do País por meio da promoção de aspectos únicos de nosso País, como os nossos recursos naturais e cultura”.

O porta-voz informou que as campanhas de promoção do País no exterior estão sendo otimizadas na plataforma digital para alcançar potenciais visitantes em todo o mundo. “A tecnologia acompanha o turista em todo o seu ciclo, desde a pesquisa do destino à tomada de decisão de viagem e recordação. Nossa meta é expandir os pontos de contato com os turistas, buscando interação por e-mail, mobile e outros canais digitais”, disse.

Ao lado dele, estavam Hugo Rodrigues, presidente da Publicis, Melissa Oliveira, diretora do hotel Unique, e Felipe Carreras, Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco. Em sua participação, Hugo enfatizou as mudanças de produção e consumo do mercado atual. “Antigamente, pensávamos em criar produtos para oferecer ao público. Nos dias de hoje é o consumidor que propõe novas ideias”, salientou.

Sobre a estratégia para captar novos públicos ou fidelizar antigos, o executivo defendeu como solução oferecer sugestões personalizadas. Segundo ele, ferramentas que já dispõe isso são: realidade virtual, viagens que buscam significado, viagens exóticas e adaptações a novas tendências. “Um número considerável de novos clientes se satisfez e convidará seus amigos e parentes para essas viagens”.

Para Melissa Fernandes, a forma de consolidar o interesse do público é por meio da personalização e aproximação das mídias sociais. “Nos dias de hoje, o investimento hoteleiro deve ser em novas formas de captação de público ao personalizar amenities, propor experiências e investir em redes sociais”, lembrou. Melissa salientou a importância de segmentar o mercado em cliente de semana e fim de semana como forma de estabelecer produtos e serviços que mais se identifiquem com cada um.

Por fim, o secretário Felipe Carreras contou como as ações participativas fizeram crescer o interesse público no estado de Pernambuco. “Nossas campanhas focadas em público final tiveram muito sucesso, pois descobrimos como trazer novas experiências”, falou. As parcerias em promoções turísticas ajudaram o estado crescer 20% em ocupação neste ano, significando o único incremento positivo de um estado nordestino.

Destinos inteligentes

No painel sobre Empreendedorismo, Alan Claumann, coordenador de turismo do Sebrae, abordou destinos inteligentes e o novo perfil do turista digital. Segundo o executivo, o turista hoje se utiliza das tecnologias para auxiliá-lo a melhorar suas experiências no destino. E o destino inteligente tem nesse turista o seu eixo central de atuação, criando produtos e serviços focados. De acordo com Claumann, o destino deve se ater a quatro pilares: inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade. Juntos esses pilares possibilitam espaço propício para os negócios, qualidade de vida para população e experiência turística aos visitantes.

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