Estratégia conjunta inova as ações de divulgação dos destinos brasileiros
Atento ao potencial e alta expertise da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e à oportunidade de criar uma forte parceria para a promoção do Brasil como destino turístico no exterior, o Airbnb, plataforma global de hospedagens online, apresentou à entidade uma proposta de estratégia conjunta para intensificar a vinda de turistas estrangeiros para o País, na última quinta-feira (27), em Brasília.
A gerente do Airbnb no Brasil, Flávia Matos, e o diretor na América Latina, Bruno Lewicki, se reuniram com o presidente Vinicius Lummertz para avaliar os ganhos para o turismo brasileiro com a atuação conjunta. Na onda da nova campanha de marketing do Airbnb, que convida o turista a não só viajar, mas a ter experiências autênticas e viver a cidade como um morador local, a iniciativa beneficia tanto os brasileiros e quanto os turistas estrangeiros, explica Lummertz.
O presidente da Embratur lembra que o Airbnb já está com a campanha ‘Viva lá’ por todo o mundo com a ideia de privilegiar a hospitalidade – o que o brasileiro tem de melhor – e a importância das comunidades locais. “O foco é no destino, excelente estratégia para diversificar as ações de promoção do Brasil no exterior e apresentar as mais variadas opções para experiências incríveis. Isso vale tanto para os brasileiros que querem desbravar o País quanto para estrangeiros que querem viver uma cultura diferente – mesmo que só por uma noite, como enfatiza a campanha”, comenta Lummertz.
A parceria pretende proporcionar ainda a troca de melhores práticas com a Embratur. A entidade poderá, por exemplo, organizar presstrips(viagem guiadas com jornalistas internacionais) utilizando-se dos espaços disponíveis pelo Airbnb e, também, definir quais são os destinos mais atraentes e para quais mercados a campanha deve ser direcionada. O Airbnb, por sua vez, irá compartilhar sua expertise em marketing digital – um dos focos do planejamento da Embratur para 2017.
“Esta ação conjunta vai resultar na vinda de mais turistas estrangeiros para o Brasil pela força e credibilidade do Airbnb pelo mundo”, avalia Lummertz. Segundo ele, como o foco da campanha é o destino Brasil e as melhores opções para viver o País por completo, será possível expandir segmentos específicos, como negócios, ecoturismo, turismo de aventura, etc.
Airbnb na Rio 2016
Parceira oficial dos Jogos Rio 2016, o Airbnb comemorou bons resultados para o turismo brasileiro: 85 mil pessoas utilizaram a plataforma para alugar apartamentos por todo o Rio de Janeiro no período olímpico. A movimentação econômica ultrapassou os R$ 350 milhões e, segundo dados da empresa, se hospedaram pelo serviço alternativo 50% brasileiros e 50% estrangeiros. No ranking de hóspedes, os brasileiros ficaram em 1º lugar, seguidos pelos americanos e argentinos.