Ao participar do desfile do Dois de Julho, na capital baiana, neste sábado (2), o secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, afirmou que a celebração vai muito além do sentimento cívico. “Os baianos orgulhosamente construíram esta data a partir de uma guerra que se estendeu por mais de um ano, ao custo de muitas vidas e sacrifícios”, disse. “A presença popular no cortejo nos conclama a todos a prosseguir nas lutas por liberdade e igualdade social”.
Por volta das 8h, Pelegrino chegou à Lapinha para integrar o cortejo liderado pelo governador Rui Costa. Ao longo de todo o trajeto em direção ao Terreiro de Jesus, foi saudado e atendeu a inúmeros pedidos de fotos. Durante as conversas com jornalistas, destacou a importância do Dois de Julho. “Temos o compromisso de preservar as festividades como patrimônio cultural imaterial, em defesa da memória, história e cultura do povo baiano”, disse.
A corajosa atuação feminina na luta pela Independência, como os exemplos de Maria Quitéria e Joana Angélica, também ganhou ênfase na fala do secretário. “É o momento de homenagear as mulheres, cuja contribuição merece destaque. Assim como a participação popular, negros, elites intelectuais, Exército e a Igreja. Os fatos históricos aqui comemorados nos sugerem perseverança em batalhas cotidianas pela construção de uma sociedade mais justa, concluiu.