Gilson Lira e representantes da Abitur, durante a WTM Latin America 2016, em São Paulo
O presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Gilson Lira, garantiu nesta quarta-feira (30), que o Instituto será parceiro das iniciativas da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur) para o desenvolvimento do setor. O encontro aconteceu durante a WTM Latin America 2016, considerada a principal feira dos segmentos de Lazer e de Negócios, realizada em São Paulo.
Os representantes das ilhas que compõem a entidade – Ilha Bela (SP), Ilha Fernando de Noronha (PE), Ilha Grande (RJ), Ilha de Marajó (PA) e Ilha do Mel (PR) – elaboraram um plano detalhado com as ações estratégicas considrando a integração entre os destinos, documento que será analisado pelo corpo técnico da Embratur.
Segundo Gilson Lira, a Embratur vai apoiar a iniciativa, com base nos diagnósticos do mercado internacional e nas estratégias de promoção, de forma a direcionar o produto Ilhas e, assim, colocar o Brasil, cada vez mais, em evidência no exterior. “Vamos dar todo o suporte à Associação. Eles estão no caminho certo, atuando no planejamento de execução de ações conjuntas”, comentou o presidente substituto.
“Temos a convicção de que com a ajuda e expertise internacional da Embratur vamos ampliar o nosso universo comercial, atraindo outras ilhas brasileiras. Assim, ficaremos ainda mais fortes para atrair turistas, em especial os estrangeiros”, comemora o presidente da Abitur, Rafael Gutierres Junior.
O pontapé da parceria aconteceu no início de março, quando a Abitur apresentou plano de ação à diretoria da Embratur e solicitou a contribuição do Instituto para concretizar o projeto. Entre as potenciais ações, está a identificação de parceiros, como operadores de receptivo, e o relacionamento com empresas que já comercializam e se interessam por esse tipo de destino.
Embratur na WTM
A participação do Instituto durante a WTM Latin America 2016 segue até esta quinta-feira (31). Além da diversificada programação no estande Brasil, estão previstas palestras sobre Resorts, Turismo LGBT (em parceria com a Associação Brasileira de Turismo LGBT – ABRAT GLS), Turismo de Aventura (em parceria com a Adventure Travel Trade Association – ATTA) e Rota das Emoções (em parceria com o Sebrae) aos hosted buyers convidados pela Embratur e pelos Comitês Descubra Brasil.