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sábado, novembro 23, 2024
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5 Perguntas para JORGE JATOBÁ – Diretor da PIER VIAGENS especializada em Cruzeiros Marítimos

1) VOENEWS: Já é possível fazer um comparativo mesmo que superficial dos navios que estão na Costa Brasileira nesta temporada com relação ao último ano, de forma que possamos dentro deste segmento específico ter informações de uma empresa especialista sobre o mercado de Cruzeiros Marítimos ?

JORGE JATOBÁ: Os números oficiais ainda não foram divulgados, até porque a temporada termina em abril, mas a CLIA-ABREMAR (associação que congrega as armadoras de cruzeiros no Brasil) trabalha com a estimativa de 590.000 passageiros/hospedes. Uma retração de 10% em relação a temporada 2014/2015, porém os cruzeiros estão operando com níveis de ocupação superior a 85%, haja visto que a oferta de navios também diminuiu.

JORGE JATOBÁ: Em contra-partida o numero de viajantes nos cruzeiros por tudo mundo em 2015 deve se confirmar acima dos 23 milhões, com crescimento de 5% em relação a 2014. Infelizmente os elevados custos operacionais, a falta de investimentos em infra-estrutura portuária e os entraves burocráticos e regulatórios tem contribuído para afastar as cias marítimas da costa brasileira.

2) E com relação ao mercado internacional ? poderia falar das expectativas da Pier Viagens com relação a este mercado no ano de 2016, no sentido de nos informar se o pior já passou ou a economia ainda tende a demorar para se estabilizar e voltar a normalidade ?

JORGE JATOBÁ: No mercado internacional os cruzeiros seguem como o produto turístico que mais cresce no mundo, e no Brasil não é diferente.

Em 2014, em torno de 190.000 brasileiros realizaram cruzeiros fora do pais e as estatísticas indicam que em 2015 este numero foi 25% superior. Apesar do agravamento da crise no Brasil observa-se um movimento migratório de turistas que estão trocando outras modalidades de viagens para os cruzeiros. Este fato se explica pelo excelente custo-beneficio dos cruzeiros que operam com equipamentos cada vez melhores, diversidade de destinos, muito entretenimento a bordo, variadas opções de excursões terrestres nos portos de paradas e com praticamente tudo incluído.

Aliado a estes benefícios o turista ainda conta com a facilidade de pagamento em Reais e parcelamentos em até 12 vezes, ou seja, é possível planejar suas férias com segurança orçamentária.

3) VOENEWS: A Pier estará levando diversos agentes de viagens para um Cruzeiro nos Estados Unidos, quais são as expectativas da Pier com esta ação e qual a importância de levar potencial vendedores de Cruzeiros para conhecer o produto em pessoalmente, ainda mais se tratando de um destino de tanta relevância ?

JORGE JATOBÁ: Este Fam-tour (viagem de familiarização) em parceria com a Royal Caribbean além de premiar alguns dos nossos melhores parceiros permitirá uma imersão no produto e nos destinos mais procurados pelos cruzeiristas brasileiros: Estados Unidos e Caribe. O investimento em capacitação é a alma do negocio da PIER, e em 2016, junto com as cias de cruzeiros que representamos, vamos intensificar estas ações e levar muito mais agentes de viagens parceiros para viver estas experiências e consequentemente se tornarem “Experts” na venda de cruzeiros.

4) VOENEWS: Diante da economia da maneira que se encontra, como vê o cenário de uma forma geral, me refiro a questão dos produtos a serem disponibilizados para comercialização e também sobre as agências de viagens que também atravessam dificuldades, o que a Pier Viagens tem a dizer sobre isto ?

JORGE JATOBÁ: A acentuada desvalorização do Real nos últimos 02 anos naturalmente direciona boa parte da demanda para viagens com destino nacional. Principalmente para os produtos que contemplam mais itens incluídos, tais como resorts, cruzeiros e também os pacotes de viagens mais completos, que possibilitam maior previsibilidade e antecipação de gastos.

Ressalto também o segmento de cruzeiros internacionais das cias que estão trabalhando com os preços em Reais. Na contra-mão da crise o mercado de produtos turísticos de luxo também tem se destacado como um bom filão, porém requer um conhecimento mais especifico. Acima de tudo avalio que temos que ser ágeis e eficientes para buscar as melhores ofertas para os nossos clientes e agregar valor as vendas. Buscar um ‘mix’ de produtos e novos segmentos, como as viagens corporativas também é uma boa receita, mas muito cuidado na concessão de credito.

Mensagem de Jorge Jatobá Diretor da PIER VIAGENS – para o mercado:

Quem atua no turismo há mais de 20 anos sabe que esta não é a primeira grande crise nem será a ultima. De um modo geral, o setor de turismo sempre teve que lidar com as adversidades e mesmo em épocas de ‘boom’ econômico, fatores como fenômenos da natureza, guerras, terrorismo e epidemias afetam sobremaneira a nossa atividade.

O cenário atual prejudica a todos, sem exceção, mas para aqueles que investiram em capacitação dos recursos humanos e praticam uma gestão financeira controlada os efeitos da crise tem sido menores, haja visto que são os pilares da prestação de serviço valorizada e da credibilidade da empresa e conseqüentemente vetores da fidelização de clientes.

Não há duvidas que temos que cortar custos, como se corta a unha, e rever investimentos, como se faz poupança para o futuro, mas não podemos esquecer que são nas crises que surgem as melhores oportunidades e as negociações são mais flexíveis, portanto não podemos ficar na zona de conforto.

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