Um espetáculo de cores, sons, cultura, gastronomia e imagens marcará a maior e mais importante feira do setor de viagens e turismo da América Latina e do Hemisfério Sul, que se realizará entre 24 e 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, das 12h às 20h, na capital paulista.
Entre as inúmeras atrações já confirmadas para a 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, os profissionais do setor e convidados poderão vivenciar durante esses três dias um pouco de como funciona este setor, que movimenta 52 segmentos da economia. A feira é a tradicional passarela na qual desfilam os melhores atrativos turísticos naturais e culturais, do Brasil e do exterior, em disputa pela atenção do público profissional visitante. Agrega em sua programação o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.
Inauguração
Nesta quinta-feira (24), ao meio dia, a feira terá início com o corte simbólico da fita, com a presença de autoridades convidadas. Antes, às 9h, acontece no Auditório Elis Regina a abertura solene, com a participação do Ministro do Turismo, Henrique Alves, e do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entre outras autoridades.
Da feira, participam cerca de 3,5 mil marcas expositoras de 60 países, com novidades e antecipação de tendências, que marcarão a retomada do crescimento do setor em 2016. Líder mundial na geração de empregos, a indústria de viagens e turismo cresce em âmbito global e movimenta trilhões de dólares por ano. Em 2014, o turismo movimentou só no Brasil R$ 492 bilhões, contribuindo com 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Foi o setor que obteve investimentos recorde de R$ 59,6 bilhões, de acordo com o último relatório divulgado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
O evento aponta também as tendências do setor em um cenário de dificuldades econômicas. Algumas questões poderão ser respondidas por especialistas e maiores autoridades do setor, como o que acontecerá com a desvalorização do real, como ficarão os preços praticados em dólar (passagens aéreas internacionais, diárias hoteleiras, locação de automóveis, cruzeiros marítimos, pacotes turísticos, entre outros itens de consumo). Como ficará o comportamento do consumidor? Compensa viajar para o exterior agora? E os jogos olímpicos, ajudarão a atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil.
Lançamentos e promoções
Palco de informação e atualização para as agências de viagens visitantes, a ABAV Expo definirá os lançamentos competitivos que devem conquistar a preferência dos consumidores. Muitos adotam critérios distintos para avaliar opções e escolher onde, quando e como realizarão as suas viagens de lazer, de intercâmbio e de negócios.
Descontos promocionais, facilidades de pagamento, incluindo gratuidade para que duas crianças, de até 12 anos, possam viajar do Brasil para o Caribe com os pais, é uma das estratégias que serão apresentadas por operadores turísticos que projetam aumento de vendas no segundo semestre de 2015 e até o Carnaval de 2016.
Negócios
Com foco no mercado de viagens corporativas, esta edição do evento anunciará também o lançamento de roteiros e tarifas aéreas promocionais de volta ao Mundo. A feira promoverá debates e palestras com presidentes de empresas aéreas, redes hoteleiras, operadoras, Online Travel Agencies (OTAs), seguradoras, locadoras, administradoras de cartões de crédito, entre outros, com a presença dos gestores de viagens convidados, que atuam em corporações dos mais variados ramos e portes.
O câmbio favorece as exportações e, sob essa perspectiva, não surpreende o setor também reivindicar redução da carga tributária; adoção de novos recursos tecnológicos e capacitações que elevam a produtividade; fim da bitributação, mais frequências de voos, serviços de bordo diferenciados, diversidade de hubs, melhoria na infraestrutura aeroportuária, entre outras medidas favoráveis à competitividade de produtos e serviços turísticos nacionais.