Principal fórum de debates do turismo brasileiro traz renomados profissionais que vão compartilhar as últimas tendências do setor durante a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo
A definição de uma grade estrategicamente elaborada para atender às demandas dos profissionais que atuam no setor de viagens e turismo, promover inovação de mercado e contribuir para o desenvolvimento da atividade como um todo são os fatores que motivam a realização do 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens.
Inteiramente dedicado ao trade, nos dias 24 e 26 de setembro, durante a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, das 10h30 às 15h00, o evento possibilitará a troca de experiências e a ampliação de conhecimento, além de fomentar o debate acerca de temas relacionados ao cotidiano dos agentes de viagens. Em seguida, até às 18h00, as salas da Vila do Saber serão locadas para apresentação de palestras, workshops, oficinas e treinamentos organizados por empresas, destinos e entidades expositoras.
“A abordagem de temas úteis, capazes de fortalecer as agências de viagens, que constituem o maior canal de distribuição e vendas do turismo no Brasil, visa contribuir com o desempenho dos negócios, alinhados com as principais tendências e inovações do mercado”, resume Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional).
Palco ideal para compartilhar tendências, explorar oportunidades de negócios e estimular o networking entre renomados profissionais da indústria de viagens, a Vila do Saber foi repaginada e, nesta edição, terá suas funcionalidades aprimoradas. “A nova estrutura da Vila do Saber privilegia integração e conforto. Ela está situada em local de destaque, na entrada do pavilhão, e foi pensada para o participante obter o máximo de produtividade, contemplando cuidados como acústica, climatização e iluminação apropriada”, antecipa José Maurício de Miranda Gomes, vice-presidente de Marketing e Eventos da associação.
O portal oficial do evento www.abavexpo.com.br exibe fotos e dados complementares sobre os currículos dos palestrantes, além de fornecer informações sobre o pré-agendamento das palestras. Importante: as inscrições para agentes de viagens estão abertas e são gratuitas até o próximo dia 31 de julho.
Temas atuais, palestrantes experientes
“Oferecemos aos agentes de viagens informações úteis para o desempenho de seus negócios, abordando temas alinhados com as principais tendências do mercado”, sustenta Ana Carolina Medeiros, vice-presidente de Capacitação e Cerificação da ABAV Nacional, ao reiterar que “a definição da grade de temas e de palestrantes reflete a determinação da ABAV Nacional em atender cada vez mais não só os interesses dos agentes de viagens, mas também de todo o trade relacionado”.
Confira, a seguir, uma amostra composta por dez temas dos vários que serão abordados no 42º Congresso ABAV, ancorados por profissionais que irão compartilhar experiências e conhecimento no principal fórum de debates do setor no Brasil.
Fabio Luis da Silva Lopes,consultor de Qualidade de Serviços, graduado em Comunicação, com pós-graduação em Inteligência de Mercado pela ESPM e especialização em Leadership and Human Asset Managment pela University of La Verne – Califórnia (EUA), conduzirá a palestra “Como lidar com o cliente que está mais informado que você – Estratégias de Fidelização”,apresentando aos participantes como identificar oportunidades que geram a fidelização e vinculam os clientes aos serviços prestados pelas agências de viagens.
“Facebook, Instagram e Pinterest para sua realidade” é o tema que será abordado por Mariana Aldrigui. Pesquisadora na área de Turismo Urbano, docente no curso de Lazer e Turismo da USP, coordenadora geral do programa de Educação para o Turismo – GTTP Brasil e membro do International Centre for Responsible Tourism, a palestrante demonstrará como é possível utilizar as mídias sociais em campanhas, ações promocionais e agregar diferenciais em roteiros, contemplando a realidade das agências de viagens.
Baseado em projetos recentes, Daniel Biancareli, graduado na área de Tecnologia em Processamento de Dados e pós-graduado em Planejamento e Marketing Turístico, mostrará aos profissionais do setor como a adoção de técnicas de gestão eficazes auxilia na melhora de resultados da empresa, apresentando a palestra “Sucesso através da Gestão Financeira”.
De forma humorada e inteligente, Daniela Maria Rocco Carneiro, mestra emDesenvolvimento Sustentável e em Turismo e Meio Ambiente;especializada em inovação e pesquisadora do LETS da UnB – na Universidade de Brasília, desenvolverá o tema “Inovação em Turismo”, abordando quais são os desafios, as oportunidades e as estratégias mais competitivas das agências de viagens no mundo d.i. (Depois da Internet). A palestrante também lecionou na Universidade de Deusto/Orkestra no Instituto Vasco de Competitividade e no Centro de Pesquisa Cooperativa em Turismo (CICtourGUNE), ambos na Espanha.
“Gestão de Reputação Online” constitui o tema da palestra que será apresentada por Tatiana Takiya, graduada em Marketing e coordenadora de Mídias Sociais na Business4Travel. Com mais de 15 anos de atuação no segmento de hotelaria, a especialista em canais digitais oferecerá orientações práticas sobre como melhorar a imagem da agência de viagens nas mídias sociais, gerindo informações postadas por sua equipe e seus clientes, de modo a ampliar as vendas das agências de viagens.
Toni Sando de Oliveira, professor de graduação de Gestão de Eventos e de pós-graduação de Marketing de Serviços e Eventos, também presidente-executivo da Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau e membro de vários Conselhos do Setor, apresentará programas de estímulo à permanência e ao aumento de gastos em uma cidade grande, com exemplos para réplica da estratégia na realidade de uma agência de viagens, com a palestra: “Inspire-se nas estratégias de retenção de clientes para ampliar sua fonte de receita”.
“Empresa com responsabilidade social vende mais?” Com casos reais e que demonstram crescimento em vendas nas empresas com investimento em ações de Responsabilidade Social, quem responde a questão-tema é Alberto G. Martins, formado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduado em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA/USP. O palestrante, que preside a GTTP Brasil – Global Travel and Tourism Partinership, é fundador da agência de comunicação Business4Travel e possui mais de 15 anos de atuação no mercado de turismo e viagens corporativas.
Silvia Oliveira, graduada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi; pós-graduada em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA/USP e presidente da ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem responderá a questão-tema: “Formadores de opinião e blogs de viagem ajudam o agente a vender? Aespecialista emreportagens turísticas, autora de cinco guias de viagem e que também foi repórter, editora e apresentadora da Globo e do SBT por quase dez anos, demonstrará como conteúdo de blogs e debates sobre preferências do consumidor podem ajudar na elaboração de roteiros adequados aos clientes.
A gestão do conhecimento transformada em estratégias para melhorar o desempenho empresarial resume a tese defendida por Juliana Bonomi Santos, que foi premiada em 2013 pela Emerald/EFDM Outstanding Doctoral Research. Mestre nos cursos de Educação Executiva da FGV; do programa de pós-graduação em Administração do Centro Universitário da FEI e especializada em Management Science pela Lancaster University Management School, a palestrante desenvolverá o tema “Expert Services e Turismo”, com foco na melhoria de processos e no uso de ferramentas quantitativas aplicadas à gestão de operações, em benefício do setor.
O tema que completa as primeiras dez palestras divulgadas da grade de programação do próximo 42º Congresso ABAV é “Viagens (corporativas e de lazer) x viajante: o desejo e o encantamento”, que será apresentada por Trícia Neves, especialista em Administração de Recursos Humanos pela FAAP São Paulo; graduada em Turismo e Hotelaria, com certificações pelo Yield & Revenue Management (Vancouver Premier College); em Negociações Estratégicas, pela FIA/USP; em Coaching (Lambent do Brasil) e em Formação Executiva em Business Project Management (Gestão de Processos) pelo Elo Group. Em foco, as expectativas do consumidor: o que de fato importa no atendimento dos desejos e necessidades dos clientes.