Dados da Associação Brasileira de Agências Digitais mostram que, no ano passado, as empresas nacionais investiram R$ 123 milhões em serviços de SEO (Search Engine Optimization), que garantem destaque na busca de palavras-chave em sites como o Google – o valor é 55% superior ao registrado no ano passado. As técnicas de SEO incluem a geração de conteúdo original e atualizado, obtenção de indicações de outros sites e mídias sociais e uma programação que pode ser facilmente indexada pelos mecanismos de busca.
De acordo com a consultoria Slingshot, os sites que estão na primeira, segunda e terceira posições da busca orgânica do Google recebem 18%, 10% e 7% dos cliques, respectivamente. Três quartos dos internautas sequer chegam ao final da página.
O consultor Diego Ivo, da consultoria Conversion, garante que para real investido obtém-se de R$ 15 a R$ 20 de retorno. Ele cita como exemplo o site Rodoviariaonline, vendedor de passagens de ônibus pela internet, que, após três meses de SEO, alcançou a primeira posição no Google, viu o volume de visitação aumentar 264% e as vendas subirem 305%.
Fonte: Pan Rotas