EVENTOS DO TURISMO

Salão Estadual do Turismo é aberto ao público

Evento, que termina no domingo, oferece uma viagem pelos atrativos do Estado em plena Capital

Mais de 100 autoridades do estado do Rio de Janeiro participaram da solenidade de abertura do Salão Estadual do Turismo que acontece, até domingo (25), no Armazém 2 do Píer Mauá. Setenta e cinco municípios, dos 92 que compõem o Estado, estão presentes no evento que apresenta, além da enorme diversidade turística fluminense, os vários segmentos da atividade como aventura, cultural, acessibilidade, histórico e muito mais.

Otavio Leite, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressalta que a proximidade entre todos os setores envolvidos no segmento turístico é fundamental para o desenvolvimento da atividade.

– Troca de ideias, acerto de parcerias, apresentação de projetos, enfim, essa sinergia que está presente no Salão Estadual do Turismo, colabora para que tornemos, efetivamente, o turismo um produto fundamental para o crescimento econômico do Rio de Janeiro. O turismo é nossa vocação master e como bem proclama o Governador Wilson Witzel será o nosso novo petróleo. O interior do Estado tem vários barris de petróleo a serem explorados – diz o Secretário.

Após a solenidade de abertura, o palco foi ocupado pela bateria da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis que animou o público com sambas tradicionais. Em seguida, uma apresentação do cantor Gabriel Versiani do Rio de Janeiro, fez com que os visitantes presentes acompanhassem, em coro, sucessos da MPB. A roda de Jongo de Pinheiral dominou a área em frente ao palco, mostrando um pouco da dança africana, presente em diversos municípios do estado do Rio. Para fechar a noite, foi a vez do show do “Carnaval Experience”, que apresenta o universo das escolas de samba do Rio de Janeiro.

A área destinada às rotundas onde estão representadas as 12 regiões turísticas do Estado, além de entidades do turismo, recebeu um grande número de interessados em conhecer um pouco mais dos atrativos das cidades do interior e oportunidades de emprego. No local, técnicos do turismo de cada cidade, apresentam as particularidades de seus municípios, distribuem material promocional e tiram dúvidas sobre acesso e infraestrutura turística.

O espaço dedicado ao artesanato, onde em três ambientes os artesãos apresentam suas técnicas, produtos e comercializam seus produtos, atraiu um grande número de pessoas. Na quinta, aconteceram oficinas de bordado, costura e pintura. Hoje, será a vez dos artífices apresentarem as técnicas de pintura, escultura, bordado e reaproveitamento de material.

Foto 4 Salão

O Salão também oferece aperfeiçoamento profissional. As palestras, oferecidas no Espaço do Conhecimento, despertaram o interesse de 3.800 pessoas que se inscreveram para ouvir professores, técnicos e empresários da área a apresentarem temas atuais e de importância para o turismo durante os quatro dias de evento.

Entre as novidades apresentadas no Salão do Turismo, destaque para o lançamento do novo projeto do SindHotéis Rio (Hotéis Rio). Trata-se de um banco de currículos onde estudantes e profissionais em busca de uma oportunidade podem se cadastrar. A hotelaria é um dos maiores geradores de empregos. Além de mais de 40 mil postos de trabalhos fixos diretos e até 120 mil indiretos, em cerca de 80 funções dentro da operação hoteleira, chega a impactar mais de 500 setores da economia. Na alta temporada, o índice de contratações tem incremento na ordem de até 20%. Os interessados devem acessar https://hoteisrio.com.br/oportunidades

Segundo Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio, a estimativa é de que cada quarto de hotel gere cerca de 4 empregos, sendo um direto e 3 indiretos.

– Temos orgulhosamente a rede hoteleira mais moderna do país, por isso achamos oportuno aproveitar a grande visibilidade e relevância do Salão Estadual do Turismo, retornando este ano ao calendário do trade, para lançar o Banco de Currículos do Hotéis Rio. Nosso objetivo é encurtar o caminho entre os hotéis e os candidatos, além de otimizar o trabalho das equipes de Recursos Humanos – explica Alfredo Lopes.

O Salão Estadual do Turismo será aberto hoje, às 14h, com ampla programação. O evento é gratuito. Ao entrar, o visitante preenche um cartão que é depositado em uma urna. Durante o dia são realizados sorteios que oferecem como prêmios estadias em hotéis de cidades do interior, saltos de paraquedas, voos panorâmicos de helicóptero e muito mais. Não perca a chance de conhecer um pouco mais de cada uma das cidades do Estado do Rio de Janeiro. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, em parceria com os jornais O Globo e Extra e apresentação do Sesc e Senac.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo