DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Não caia em cilada! 5 coisas que você precisa saber antes de embarcar em um cruzeiro

Moeda oficial, trajes obrigatórios e outras informações importantes

Está fazendo planos para embarcar em um cruzeiro ainda neste verão? Então este artigo foi feito para você. Aqui estão reunidas todas as respostas para as principais dúvidas sobre esse tipo de viagem.

É preciso levar dinheiro para um cruzeiro? Os navios balançam muito? Para conferir a resposta para essas e outras perguntas continue lendo.

1. O navio balança muito?

Não. Hoje em dia a tecnologia usada para estabilizar os navios está bastante avançada. É possível sim que você perceba esse balanço em alguns momentos, mas o próprio corpo se acostuma muito rapidamente e isso não se torna tão incômodo.

Além do mais, todos os navios dispõem de medicamentos e uma enfermaria completa caso alguém se sinta mal por enjoo ou qualquer outra coisa. Não há com que se preocupar.

2. Qual é a moeda oficial dentro de um cruzeiro?

Em Cruzeiros feitos pela América, a moeda oficial é o dólar. Portanto, é melhor se preparar com certa quantidade de dólares antes de subir a bordo.

Se você é do tipo que deixa as coisas para última hora, aqui vai um conselho: apesar de existir sim ponto de troca de câmbio dentro do navio, essa opção definitivamente não é a mais econômica. Afinal, como o navio é o único lugar em alto mar que vende a moeda, o valor cobrado costuma ser mais elevado.

Portanto, para se prevenir do esquecimento e fugir das altas taxas, é melhor garantir um cartão pré-pago internacional antes de embarcar. Com esse meio de pagamento, caso o dinheiro acabe antes do previsto ou você se esqueça de fazer uma recarga, é possível inserir mais saldo online, direto do seu smartphone.

Ou seja, você não fica refém do câmbio praticado dentro do navio, evita surpresas no fechamento da fatura e ainda garante maior controle dos seus gastos durante toda viagem.

3. A internet do celular funciona em alto mar?

Não. A internet 3G ou 4G do celular só funciona nos portos de parada ou próximo deles. No entanto, como muita gente não abre mão de ter um smartphone conectado à internet, é possível contratar um plano de internet para usar exclusivamente dentro do navio.

Além disso, há também Wi-Fi grátis nas áreas comuns do navio, mas não é bom se animar. De acordo com alguns passageiros que já viveram a experiência de usar a internet gratuita disponível a bordo, essas conexões costumam ser bem lentas e instáveis devido ao número de pessoas tentando acessar ao mesmo tempo.

4. Quanto dinheiro levar para um cruzeiro?

Essa questão é um pouco mais subjetiva. Como os pacotes de cruzeiro padrão incluem todas as refeições com bebidas cobradas separadamente, será preciso levar esse dinheiro para pagar o que você for beber.

Aliás, nesse caso, aqueles que compram um pacote padrão também podem, em vez de pagar as bebidas separadas, comprar diárias avulsas de bebida. Por exemplo, se o cruzeiro vai durar 7 noites, é possível comprar 2 diárias de bebidas para aproveitar o final de semana.

Mas, caso você opte por um pacote mais completo, que inclui bebidas, é perfeitamente possível voltar para casa sem gastar nem um real a mais.

No entanto, as opções de produtos e serviços disponíveis dentro de um cruzeiro podem ser bem tentadoras mesmo para os mais controlados. Além do cassino, há os passeios nas paradas, lojas de grife vendendo perfume, bebidas, óculos, roupas, sapatos e por aí vai.

5. O que não pode faltar na bagagem?

Engana-se quem acha que basta levar roupa de banho e toalha para um cruzeiro. Apesar de você estar em alto mar, em alguns navios não é permitido que as pessoas caminhem pelos corredores ou entrem nos restaurantes trajadas apenas com roupas de banho.

No geral, durante as refeições, recomenda-se usar esporte ou esporte fino. Mas, para evitar um belo mal-entendido, verifique essa informação com a própria companhia.

Outra informação importante é que normalmente há uma ou duas noites de gala durante o roteiro, elas costumam ser chamadas de Noite do Comandante ou Jantar do Capitão. Apesar de não ser um evento obrigatório, homens e mulheres que desejarem participar deverão usar trajes sociais completos ou “elegantes casuais”.

Ainda falando sobre a bagagem, existem alguns itens que não podem estar na mala de jeito nenhum, como qualquer item que emita calor: ferros de passar, velas, incensos, armas, drogas, alimentos, bebidas ou objetos pontiagudos (facas e tesouras).

Os esclarecimentos ajudaram você a decidir agendar a próxima aventura a bordo? De todas as dicas, sem dúvida o tópico que recomenda comprar dólar é um dos mais importantes. Por isso, anote tudo o que foi falado aqui no seu celular e comece a planejar o seu cruzeiro. Boa viagem!

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo