_Destaque

Entrevista: ALEX CHERZMAN – Diretor Ásia Tours de Israel – Turismo religioso e Europa

O Famtour realizado pela N Viagens e TBT Consolidadora de Goiânia foi realizado em parceria com a Ásia Tours, empresa com sede em Israel especializada em Turismo Religioso e Roteiros na Europa para Grupos.

O Grupo composto por agentes de viagens de Brasília, Goiânia e Rio Verde pode contar com a presenta de Alex Cherzman – Diretor da Ásia Tours durante todo o roteiro que passou por Varsóvia, Cracóvia, Praga, Viena, Lisboa e Fátima.

Alex Cherzman é um grande conhecedor dos países visitados e junto com os guias locais esclareceram as dúvidas e apresentaram aos presentes todos os atrativos e diferenciais de cada cidade com muita propriedade. Transmitindo muita segurança e confiabilidade para que todos os agentes de viagens que puderam ver que podem confiar os seus clientes mais exigentes para serem recebidos e conduzidos nos roteiros realizados pela Ásia Tours que tem a N Viagens como sua representante no Centro-Oeste e está à disposição para atender todos os agentes em seus grupos com saídas garantidas ou para formatar os grupos de acordo com a sua necessidade.

O VoeNews teve a oportunidade de conversar com Alex Cherzman para conhecer um pouco da história do profissional e da sua empresa. Falamos também do roteiro que foi realizado, segue abaixo a entrevista com este grande profissional e pessoa muito carismática.

VEJA ENTREVISTA COM ALEX

Famtur Leste Europeu (222) (Copy)

VoeNews: Gostaríamos de conhecer um pouco mais da Ásia Tours empresa que está realizou este maravilho Famtour com os agentes de Brasília, Goiânia e Rio Verde passando por cidades maravilhosas de alguns países do Leste Europeu.

Alex Cherzman: A Ásia Tours é uma empresa de Israel que tem operadores que comercializam seus produtos no Brasil, a empresa foi fundada em 1978 e contava com 140 ônibus que eram utilizados no turismo, transporte escolar e outros tipos de serviços, e que a cerca de oito anos atrás resolveu montar uma empresa de receptivos, desde o início trabalhando com diversos mercados de forma que a empresa pudesse se desenvolver.

Preparamos a empresa para setor de receptivos público das mais variadas nacionalidades e idiomas como russos, alemães, romenos, pessoas do extremo oriente, Indonésia, Singapura, filipinos, chineses, entre outros.

Foi criado na empresa também um departamento que atende a Europa de forma Geral e também o público brasileiro.

DSC_0649 (Copy)

VN: A Ásia Tours está localizada em Israel e neste país recebe pessoas do mundo inteiro que vão fazer turismo na Terra Santa, e quanto aos roteiros na Europa como funciona?

AC: A base da empresa é em Israel, mas com a criação do departamento para atendimento em português e espanhol vendemos para clientes do Brasil, Portugal, México, Espanha, Estados Unido, Chile e outros países.

VN: Saindo um pouco da Ásia Tour e falando do profissional Alex, qual sua experiência ? Já trabalhou no Brasil ?

AC: Nunca trabalhei no Brasil, saí do país aos 20 anos de idade para estudar na Universidade de Jerusalém e paralelo aos estudos comecei a guiar grupos de jovens e gostei muito, optei por fazer um curso de turismo em Israel que é um curso muito especial e bem abrangente e desde 1987 que trabalho como guia.

VN: E sobre o turismo religioso o que tem a nos falar?

Alex Cherzman: O turismo que tem como destino Israel tem a conotação religiosa principalmente por ser o local onde está a Terra Santa, e apesar de termos um turismo bem plural, este fato faz com que o enfoque seja religioso, logo, católicos, evangélicos e outras religiões que buscam o conhecimento de onde ocorreram as passagens do antigo testamento encontram aqui algo espetacular e até difícil de descrever.

A Terra Santa precisa ser vista e conhecida porque falando não dá pra traduzir, e não só no ponto de vista religioso, mas também pelas belezas e demais atrativos, pois em Israel não temos só o turismo religioso, temos diversos segmentos.

O destino é muito especial e tem muito a ser visto, do ponto de vista cultural Israel também é muito relevante;

VN: Como funciona a operação da Ásia Tours no Brasil? existem saídas previamente determinadas ou são programadas de acordo com a demanda e necessidade apresentada pelos seus representantes, como é o caso da N Viagens que os representa no Centro-Oeste?

Alex Cherzman: Nós fazemos as saídas de acordo com o pedido de nossos clientes, e nossa distribuição e feita através de operadores como a N viagens, pois nós não trabalhamos diretamente com agências de viagens e nem vamos até o cliente final, agimos diferente de algumas operadoras que trabalham este produto mais que desrespeitam a cadeia produtiva e vendem direto ás igrejas, procuram os pastores, padres, etc., nós distribuímos através dos nossos representantes.

Resumindo, a Ásia Tours faz operações em Israel e Europa que são comercializados no Brasil através de representantes regionais como a N viagens no Centro-Oeste e outros clientes no Sul, São Paulo, Nordeste e através deles atendemos o Brasil inteiro.

DSC_0265 (Copy)

VN: Como surgiu a ideia de sair de Israel onde vocês têm base e fazer operações por toda a Europa?

Alex Cherzman : Israel tem e sempre terá a sua importância, mas precisávamos diversificar até mesmo por questões políticas que geram certa sazonalidade no destino Israel e que eventualmente podem fazer com que a procura diminua, logo, começamos a atender clientes nossos que gostariam que nos os atendêssemos em outros destinos e abrimos o leque através de parcerias que nos permitem operar em toda a Europa.

E com esta experiência nos tornamos operadores regulares de Europa, até porque com a globalização que existe não podemos nos dar o luxo de nos fecharmos em único destino turístico, por mais que ele seja muito atrativo e relevante, até porque com a facilidade e dinamismo da comunicação torna-se indiferente o local onde você se encontra e o destino que você comercializa.

E com todos esses anos de trabalho, conseguimos montar na Europa uma rede de amigos, parceiros e colaboradores, fizemos investimento numa companhia de ônibus em Portugal de forma que conseguimos atender muito bem todos esses destinos.

DSC_0721 (Copy)

VN: Existem hoje no mercado Operadoras que são bem conhecidas das agências de viagens por oferecerem roteiros previamente formatados para a Europa. Existe algum diferencial da Ásia Tours? Vocês têm preços competitivos para disputar o mercado com as tradicionais Operadoras?

Alex Cherzman : Preço é algo fundamental para que você permaneça no mercado, e é importantíssimo que tenhamos preços competitivos sem dúvida nenhuma, mas o nosso interesse não é chegar ao nível de determinadas operadoras, principalmente porque elas são totalmente impessoais, elas não olham e nem se preocupa com o cliente, o mesmo produto é comercializado independente do público que irá utilizá-lo.

E o nosso diferencial e o que tem nos permitido ter sucesso é justamente o fato de formatamos o produto e oferecermos os roteiros de forma específica de acordo com as características daquele cliente. Então trabalhamos cada solicitação de forma que possamos oferecer a cada grupo um produto personalizado e que atenda de fato as suas necessidades.

Na verdade nós não acreditamos que seja correto obrigar o cliente a se adaptar a um determinado roteiro e assim fazemos o contrário, nós nos esforçamos ao máximo para oferecermos algo que atenda a necessidade de cada grupo específico.

E posso afirmar que o que deu certo em nossas operações no Brasil foi justamente porque procuramos entender o jeito brasileiro de viajar e nossa experiência se deu quando trabalhávamos para este público no turismo religioso na Terra Santa, onde conhecemos e pudemos entender o jeito que os brasileiros são e como eles gostam de ser tratados.

Desta forma conseguimos conquistar nosso espaço e hoje temos grandes parceiros e clientes fiéis que nos prestigiam.

DSC_0021

VN: Você falou muito do “jeito brasileiro de ser” poderia mencionar algumas particularidades dos brasileiros identificados por uma empresa que atende passageiros do mundo inteiro?

Alex Cherzman: Primeiramente a simpatia e alegria dos brasileiros se destacam diante das demais nacionalidades, e existem também fatores como a limitação pelo fato da grande maioria não falar outro idioma senão o português, o que traz a dificuldade dos mesmos se comunicarem com o restante do mundo e isto cria uma grande dependência do guia.

Mas o mais importante que observamos nos brasileiros é a sua alegria e a forma como se expressa no dia a dia durante uma viagem.

VN: Estamos no término de um roteiro que incluiu: Varsóvia e Cracóvia (Polônia), Praga (Eslováquia), Viena (Áustria) e finalizaremos em Lisboa e Fátima (Portugal), gostaria de saber se este é um roteiro já operado pela Ásia Tours ou se é uma experiência feita neste Famtour para que fosse analisada a possibilidade e viabilidade do mesmo de ser comercializado?

Alex Cherzman : Este roteiro é Operador pela Ásia Tours há muito tempo, na verdade o que fizemos neste curto espaço de tempo com nosso representante N viagens e com os agentes de viagens convidados foi uma prova, para que pudessem sentir o gostinho do potencial turístico que existe aqui no que chamam de Leste Europeu, mas na verdade e a Europa Central, que tem uma série de países com cidades próximas e uma história muito parecida e com grandes monumentos que nos permite desenvolver roteiros de várias formas.

Nós trabalhamos para atender brasileiros com a grande experiência que temos em grupos, disponibilizamos guias em português em lugares que não é fácil encontrar profissionais que fala o idioma, guias falando português na Polônia, Praga e Viena não são comuns.

DSC_0814 (Copy)

VN: Essa dificuldade de se ter guias falando português e o compromisso da Ásia Tours não operar com guias falando espanhol que é o mais comum nos serviços oferecidos pelas principais operadores fazem com que o produto encareça?

Alex Cherzman: Claro que o fato de oferecermos guias em português tem um custo adicional, mas em se tratando de grupo onde o valor é diluído entre os passageiros, torna-se irrisório, e no meu ponto de vista o guia falando português em grupos de brasileiros é fundamental na prestação do serviço.

O brasileiro definitivamente não quer o guia em espanhol, o brasileiro nem sempre entende o espanhol e isto não é uma coisa da Ásia, de fato os brasileiros querem alguém fale a sua língua e que entenda as suas necessidades e o que faz a diferença na nossa empresa é justamente isto, saber o que desejam e atende-los dento de suas necessidades.

VN: Sobre este trabalho realizado com agentes de viagens do Brasil, é uma ação comum da Ásia Tours, como vê o nível de importância de trazer os profissionais para conhecer o destino e o serviço da Ásia Tours pessoalmente?

Alex Cherzman: Eu tenho certeza que a melhor maneira das pessoas conhecerem o seu trabalho e viverem aquilo que você faz você pode fazer muita propaganda e divulgações sobre como sua empresa é boa e como seu produto é de qualidade, mas enquanto a pessoa não tem a oportunidade de viver isto ela não entende a diferença. Por isto investimos nessas ações, fazemos bastante Famoturs e continuaremos realizando.

VN: E quanto ao retorno de ações como esta, normalmente se dá a curto, médio ou longo prazo?

Alex Cherzman: É um excelente investimento e o retorno é maravilhoso e se dá ao curto e médio prazo, posso afirmar que é uma das melhores ações com relação ao retorno do investimento, além de ser gratificante e prazeroso receber os profissionais que comercializam nossos produtos.

DSC_0181 (Copy)

VN: Um dos pontos deste roteiro que não pode deixar de ser comentado é justamente a questão da visitação a Auschwitz onde o público se depara com uma realidade sombria, onde milhões de judeus morreram de fome, maus tratos e a maioria sendo morto em câmaras de gás e posteriormente cremado, isto traz uma carga emocional á muitas pessoas, gostaria de saber como vê esta visitação dentro de um roteiro que é cercado de igrejas, belezas e cidades maravilhosas?

Alex Cherzman: Não tenha dúvida que acho que é pesado sim o clima e carga emocional de Auschwitz, mas acredito que uma viagem para a Europa não é uma viagem restrita ao lazer, mas também tem a parte história, é preciso conhecer a história e infelizmente não podemos ignorar a existência do holocausto que faz sim parte da história da humanidade.

Eu acho que todos deveriam ter algum contato com esta parte da história, e mesmo não sendo uma visita prazerosa, uma visita bonita, é algo que possibilita conhecer de forma concreta o que aconteceu na Europa á não muito tempo atrás.

Tenho convicção que ninguém é obrigado a fazer uma visita como esta, mas o fato de estar no local onde os fatos aconteceram dá esta oportunidade, por exemplo, é impossível falar da história da Polônia um país que teve três milhões de Judeus assassinados durante a segunda guerra mundial e não falar do assunto.

Não temos como falar da história geral da Europa como um todo sem tocar no assunto do extermínio de mais de seis milhões de Judeus, infelizmente isto é parte da história, e acredito também que existe o interesse das pessoas, de fato que não acho que devemos analisar se é bom ou não, mas dar a oportunidade daqueles que quiserem de verem com seus próprios olhos o que ocorreu como ocorreu e onde ocorreu de fato que seja possível lembrar o que o homem foi capaz de fazer com seu semelhante e impedir que fatos tão monstruosos e trágicos voltem a acontecer.

VN: Saindo da Europa e indo para Israel onde a Ásia Tour e você está dia a dia, com relação ao holocausto, existe em Israel algo que mostra algo tão real quanto Auschwitz?

Alex Cherzman : Em Israel existe parte de toda a memória do que aconteceu no holocausto, e tem ainda sobreviventes, descendentes de pessoas que desaparecem em Auschwitz, existe um memorial enorme dedicado a todo o período em que aconteceu o holocausto, desde a chegada do nazismo ao poder e a criação do estado de Israel.

É um museu muito bem feito, muito especial, emociona bastante e têm muitas imagens, informações, vídeos que tem inclusive a parte dedicada a Auschwitz lá existem restos de sapatos, roupas, modelos de como funcionam as câmaras de gás, obviamente ele tem uma ligação muito forte com Auschwitz e tenta mostrar a ideia de que a própria criação do estado de Israel aconteceu com base no holocausto, e a criação de um estado Judeu foi devido ao absurdo que foi o extermínio praticamente de todos os Judeus Europeus, o povo renasceu á partir da criação do estado de Israel, pois infelizmente Israel não existiria como estado, e o preço que o povo judeu pagou pra ter construído o seu próprio estado foi esse absurdo, foi o desaparecimento desses seis milhões de Judeus pelos nazistas na Europa.

VN: Voltando a falar do nosso roteiro, nós passamos por diversas igrejas, todas maravilhosas, passamos pelo Museu belíssimo que funciona na antiga casa do Papa João Paulo II, Santuários e Catedrais. Mas também jantamos, conhecemos a gastronomia, fomos á cervejarias e fábricas de cerveja, a pergunta é se este roteiro fosse segmentado qual seria a sua característica principal?

Alex Cherzman: Na verdade acredito que este roteiro não deveria ser segmento, ele poderia sim ser um roteiro direcionado. Sempre digo que qualquer roteiro para qualquer lugar pode ser religioso ou não, o que faz a diferença de um roteiro religioso para os demais é a presença de um líder religioso, e um roteiro para ser religioso e ter uma vivência espiritual é necessário que se tenha um líder espiritual, podendo ser um padre, um pastor, uma pessoa que dê uma conotação religiosa a qualquer tipo de roteiro.

Obviamente que este tipo de roteiro que inclui o Leste Europeu, está automaticamente ligado a uma peregrinação, principalmente católica, mas os evangélicos não estão excluídos deste roteiro, neste caso basta minimizar as visitações internas ás igrejas e evidenciar os aspectos culturais.

Famtur Leste Europeu (206) (Copy)

O Evangélico está principalmente ligado ás próprias raízes judaicas do cristianismo, e se sensibiliza muito aos fatos ligados ao que aconteceu no holocausto, mesmo que pra eles não seja importante se o Papa nasceu ou viveu na Polônia, mas ele tem interesse nos acontecimentos, e acho que se trata de uma vivência cultural muito grande, e foi nesta região onde se disputou durante a reforma protestante na Europa o espaço religioso. Portanto eu não gosto de colocar rótulos em lugares, acredito que todos os lugares podem ser visitados por todos os tipos de pessoas, o que dá o aspecto religioso a este tipo de visita é obviamente a presença do sacerdote.

O roteiro do Leste Europeu obviamente do ponto de vista católico tem muita importância principalmente pelo que foi João Paulo II como papa e agora como santo, de forma que se torna muito importante conhecer o ambiente onde ele nasceu e viveu e também existem vários santuários no caminho, como vimos a Virgem Negra Czestochowa, a Igreja do menino jesus de Praga, grandes catedrais medievais em toda essa região, e foi uma região que lutou para manter o catolicismo durante o período da revolta,

Viena que tem grandes Igrejas e Catedrais e que obviamente tem toda essa importância para a Igreja Católica mais não é só isso.

Famtur Leste Europeu (239)

VN: Como sua empresa tem roteiros para toda a Europa, se fosse para escolher um roteiro que de fato traduze de forma explícita a história da humanidade e que tenha de fato grandes riquezas culturais você diria que o Leste Europeu seria de fato o principal roteiro da Europa?

Alex Cherzman: Eu acredito que a Europa toda é um espetáculo do ponto de vista Cultural, a sua história, as suas disputas e os seus aspectos, guerras… acho que todos os países da Europa merecem ser visitados, todos dão um banho de cultura, um show de história.

Desde o extremo ocidental com as Ilhas Britânicas, Portugal passando por todos os países da Europa Ocidental, Europa Oriental, todos com belezas naturais muito interessantes, a história da civilização, o império romano os países eslavos, a própria história do século XX com a primeira e segunda guerra mundial. A revolução comunista, toda, toda a Europa nos dá um banho de cultura e exemplos pequenos nos mostram isto, a gente foi uma cervejaria em praga que faz cerveja desde 1.489, ou seja, até nos mínimos detalhes precisamos entender que existem diferenças nos seus aspectos e que tudo influencia no que é hoje em dia a Europa Ocidental.

VN: Sobre o Grupo de Agentes de viagens que foi bem diversificado, com homens e mulheres, pessoas mais jovens e senhoras da melhor idade, o que você poderia falar desses dias no Leste Europeu com esses profissionais, e como foi à convivência com os mesmo.

Alex Cherzman : Foi maravilhoso, foi uma experiência ótima, alegre, com pessoas interessantes, comprometidas, é um retrato do que é o profissionalismo do turismo do Brasil, e quem dera que todos os que lidam com o turismo no brasil tivessem esse senso de profissionalismo como as pessoas que estiveram neste Famtour.

DSC_0950 (Copy)

1.166 Comentário

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo