Grupo Iter participa da ABAV Expo 2026 e destaca potencial de crescimento e geração de negócios do setor turístico

Holding tem estande de 60 m² com ativações, focado no relacionamento com o trade, além de participar do ABAV Talks em painel sobre turismo de natureza e aventura

Rio de Janeiro, 1º de outubro de 2026 – O Grupo Iter, holding brasileira de turismo, entretenimento e lazer, responsável por administrar ativos icônicos, como o Parque Bondinho Pão de Açúcar (RJ), Parque do Caracol e Parque Estadual de Tainhas (RS), além da operadora de turismo receptivo C2Rio Tours & Travel, marca presença na ABAV Expo 2026, uma das principais feiras do trade turístico da América Latina que reúne players como agentes de viagens, operadores, guias, companhias aéreas, redes hoteleiras, entre outros. A previsão é receber 40 mil participantes ao longo do evento, que contará com mais de 2 mil marcas.

A participação do Grupo Iter será marcada por uma agenda voltada à geração de negócios, ao relacionamento com o trade e ao debate sobre caminhos para ampliar a competitividade do turismo brasileiro

A companhia receberá o público em um estande próprio de 60 m², que reunirá marcas e experiências de seu portfólio, e também integrará a programação da ABAV Talks com o painel “Turismo de natureza e aventura: a oportunidade brasileira para liderar o turismo do futuro”.

O debate parte de um cenário favorável ao setor. Em 2025, o Brasil recebeu 9,3 milhões de turistas internacionais, alta de 37,1% frente ao ano anterior, e registrou receita de US$ 7,86 bilhões. Já em 2026, somente nos sete primeiros meses, o país já havia alcançado quase 6 milhões de visitantes estrangeiros. Ao mesmo tempo, uma pesquisa do Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo, aponta que o turismo de natureza e o ecoturismo respondem por cerca de 60% do faturamento da indústria de viagens no Brasil, enquanto o mercado global de turismo de aventura cresce cerca de 20% ao ano.

Para o Grupo Iter, esse avanço abre espaço para que o país converta biodiversidade, diversidade de paisagens, seus biomas e a extensa oferta de áreas naturais em produtos turísticos estruturados, capazes de ampliar a permanência nos destinos, movimentar cadeias produtivas locais e associar desenvolvimento econômico à conservação ambiental.

No turismo de aventura, segmento em ascensão, essa transformação dos ativos naturais em experiências turísticas qualificadas requer investimento em inovação com a incorporação de tecnologia, inteligência de dados e novos modelos de gestão, para tornar as experiências mais imersivas, seguras e inclusivas.

Para Sergio Andreoli, vice-presidente de operações do Grupo Iter, a presença da companhia na ABAV Expo também é uma oportunidade de contribuir para discussões estratégicas sobre o desenvolvimento e a competitividade do setor.

“A ABAV Expo é um espaço importante para estarmos próximos do trade, fortalecermos relações e participarmos das discussões que norteiam os próximos passos do turismo brasileiro.

Vivemos um momento muito positivo no setor, que amplia oportunidades de investimento, inovação e geração de negócios. Estar na feira nos permite compartilhar aprendizados, ouvir diferentes players, refletir sobre os desafios e debater caminhos para um crescimento estruturado, sustentável e de longo prazo”, afirma Sergio.

A discussão na ABAV Talks reúne Paulo Gontijo, diretor de Relações Institucionais, Compliance e Sustentabilidade do Grupo Iter; Raphael Raine, especialista em Turismo de Aventura da companhia; Renata Mendes, diretora-executiva do Instituto Semeia; e Carolina Negri, presidente executiva do SINDEPAT, como moderadora.

O encontro acontece no dia 1º de outubro, na Arena Liberdade, dentro da Expo Center Norte, em São Paulo, e aborda desenvolvimento territorial, gestão de parques, segurança, inovação e sustentabilidade.

As operações do próprio Grupo Iter ilustram o efeito multiplicador dessa atividade: em 2025, seus atrativos receberam cerca de 2,3 milhões de visitantes, fluxo que movimenta comércio, hotelaria e serviços nos destinos onde a companhia atua.

A pluralidade das experiências busca estimular a recorrência, ampliar a permanência do visitante e fortalecer a cadeia turística local, criando oportunidades para fornecedores, serviços e comunidades do entorno.

Experiências e negócios no estande
No estande, o público poderá conhecer diferentes destinos do portfólio da empresa por meio de uma experiência fotográfica personalizada e participar de uma parede interativa sobre os elementos que tornam uma viagem inesquecível. Uma roleta de prêmios distribuirá brindes e experiências como o Amanhecer no Parque Bondinho para vivenciar o nascer do sol antes da abertura da atração.

Grupo Iter na ABAV Expo 2026

Os participantes poderão concorrer também ao Bem-Estar, novo produto do Parque Bondinho com atividades físicas no heliponto do Morro da Urca.

Além de experiências no Parque do Caracol, como o Corajoso, passeio contemplativo a 170 metros de altura, e o Ousado, salto de pêndulo a mais de 140 metros com queda livre sobre o vale. A ação também dará aos visitantes a chance de ganhar vivências da C2Rio, como um dia em Arraial do Cabo (RJ) e um passeio de lancha pelo Rio de Janeiro, além de outras dez experiências exclusivas.

O espaço também funcionará como ponto de encontro das equipes do Grupo Iter com profissionais do trade, promovendo encontros comerciais, relacionamento e prospecção de novas oportunidades, além de reforçar a ABAV como plataforma estratégica para ampliar parcerias, visibilidade, networking e conexões no setor.

Grupo Iter na ABAV Expo 2026

Sobre o Grupo Iter

O Grupo Iter é uma holding genuinamente brasileira, fundada em 2022 e especializada na gestão sustentável de atrativos de turismo, entretenimento e lazer, que reúne as experiências mais inesquecíveis do país.

A empresa administra ativos icônicos, como o Parque Bondinho Pão de Açúcar®, Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade, no Rio de Janeiro; o Parque do Caracol, uma joia da Serra Gaúcha, em Canela/RS; e o Parque Estadual do Tainhas, uma Unidade de Conservação situada no Sul do Brasil.

Com a missão de transformar o turismo brasileiro, a empresa gera impacto positivo promovendo o uso consciente dos recursos naturais e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais.

Para expandir a experiência do cliente para além dos atrativos turísticos, o Grupo Iter também é responsável por administrar a C2Rio Tours & Travel, uma das maiores operadoras de turismo receptivo do Rio de Janeiro.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias