Festival Nordestino do CTN celebra Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba neste fim de semana

Programação gratuita reúne maracatu, coco de roda, frevo, repente e forró nos dias 17 e 18 de outubro, em São Paulo

O Festival Nordestino do CTN segue neste fim de semana com uma programação dedicada às tradições de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Nos dias 17 e 18 de outubro, o Centro de Tradições Nordestinas, na Zona Norte de São Paulo, a partir das 11h, recebe apresentações culturais, vivências, atividades interativas e shows que destacam a diversidade das manifestações populares nordestinas. A entrada é gratuita.

No sábado (17), Pernambuco será o destaque, com atividades que percorrem diferentes expressões da cultura do estado. A programação inclui vivência de maracatu, roda de coco e o Encontro de Forrozeiros, com ritmos como forró, baião, xote e xaxado, acompanhado pelo Trio Raça do Pajeú, das 13h às 15h. O público também poderá participar de um aulão de forró e xaxado e acompanhar o Grande Encontro Pernambucano, com frevo, maracatu, coco e ciranda. A programação cultural termina com a apresentação “Grande Final: Todos os Ritmos”.

Na programação musical, Kelvin & Beto se apresentam das 18h às 21h30. Já Caio Costta e Thiago Viana sobem ao palco do CTN a partir das 22h, com muito forró, sucessos e animação.

No domingo (18), será a vez do Rio Grande do Norte e da Paraíba. O dia começa com um cortejo cultural que reúne personagens da cultura popular, bandeiras dos estados, grupos de dança e estandartes. Entre os destaques estão o Desafio do Repente, com os emboladores Peneira & Sonhador e Azulão da Mata & Matuto Embolador, e o “Entra na Roda”, atividade que convida o público a aprender alguns passos de dança.

A programação de domingo também inclui apresentações de forró e baião, o “Arasta o Pé”, desafio de forró, seguido pelo encerramento regional. Na programação musical, Raça do Pajeú se apresenta das 13h às 17h30.
O Festival Nordestino do CTN acontece até 25 de outubro, sempre aos finais de semana, com programação temática dedicada aos nove estados do Nordeste, reunindo música, cultura e gastronomia. A iniciativa celebra a diversidade das tradições nordestinas e aproxima o público de suas manifestações culturais em São Paulo.

Serviço

Evento: Festival Nordestino do CTN

Datas: 17 e 18 de outubro de 2026

Horários: sábado, das 11h às 4h; domingo, das 11h às 23h

Entrada: gratuita

Local: Centro de Tradições Nordestinas (CTN) – Rua Jacofer, 615, bairro do Limão, São Paulo (SP)

Programação completa: Link

Mais informações: ctn.org.br | (11) 3488-9400 | @ctnsp
Sobre o CTN

Fundado em 1991, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) é um dos principais espaços dedicados à valorização e preservação da cultura nordestina no Brasil. Localizado em São Paulo, reúne centro de lazer, Rádio Atual e projetos sociais, sendo um ponto de encontro para migrantes nordestinos e admiradores da cultura da região.

Em 2026, ao completar 35 anos, o CTN celebra sua trajetória de valorização das tradições nordestinas por meio da música, da gastronomia, da religiosidade e da solidariedade.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias