Feira de hospitalidade acontece de 15 a 18 de setembro, em São Paulo.
Com 40 apartamentos, o Hotel-Escola terá formato inédito no estado do RJ. Empreendimento em prédio de 12 andares com vista panorâmica da região da Candelária tem inauguração prevista para 2027
A equipe do novo Hotel-Escola Senac RJ, capitaneada pelo consultor da Fecomércio RJ, Otávio Leite e pela diretora de Turismo Social, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ, Adriana Homem de Carvalho, participa do Equipotel, evento realizado de 15 a 18 de setembro de 2026, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os representantes visitam a feira de hospitalidade com o objetivo de conhecer inovações e boas práticas que poderão ser colocadas em prática no novo empreendimento, que tem previsão de lançamento em 2027, no Centro do Rio.
“É importante estarmos atentos às novidades e tendências do mercado da hotelaria, como serviços, produtos, insumos, utilitários, que são indispensáveis ao funcionamento de um hotel. Com o advento do novo Hotel-Escola, participar do Equipotel é uma oportunidade ainda mais valiosa de nos atualizarmos e discutirmos possibilidades de parcerias e trabalhos conjuntos com outros agentes do setor”, afirma Otávio Leite.
O Hotel-Escola Senac RJ será o primeiro hotel-escola nesse formato no estado do Rio de Janeiro. O edifício, de 12 andares e área de quase 8 mil m², fica na esquina da Av. Presidente Vargas com rua Primeiro de Março, na região da Candelária. O retrofit, em andamento, irá revitalizar e modernizar o edifício, gerando, durante a obra, cerca de 350 empregos diretos e indiretos. O objetivo é garantir automação e a eficiência energética, ao mesmo tempo em que preserva as características arquitetônicas da região. A obra deve durar 15 meses e a previsão de inauguração é no segundo semestre de 2027.
Com infraestrutura que inclui projetos pedagógicos e acadêmicos, com atuação direta dos alunos dos cursos profissionalizantes do Senac RJ, o novo hotel-escola oferecerá 40 apartamentos, um auditório para 140 pessoas e sala multiuso. Haverá ainda um restaurante no terceiro piso, com capacidade para 130 pessoas e um café na sobreloja, ambos abertos ao público. Já o rooftop, com serviço de bar, irá proporcionar uma vista panorâmica inédita para a Baía de Guanabara e Candelária.
Hotel-escola é uma das iniciativas do Sistema Fecomércio RJ no centro
A iniciativa é uma das ações do Sistema Fecomércio RJ para a revitalização da região central da cidade. Entre as ações estão a Cápsula – Centro de Inovação Senac RJ, já em funcionamento em um prédio renovado na Av. Presidente Vargas, e a reforma do edifício onde está localizado o Teatro Sesc Ginástico, na avenida Graça Aranha, que também irá se tornar um centro de referência em serviços nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer e assistência na região. Na área da Gastronomia, destacam-se a reabertura da tradicional Casa Villarino como projeto pedagógico do Senac RJ, e os bistrôs da Casa Brasil e do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab Sebrae), também operados pelo Senac RJ, além do Bistrô Sesc Convento do Carmo, com cardápio assinado pela renomada chef Teresa Corção, e do recém-anunciado bistrô no Edifício Francisco Serrador, na Cinelândia, prédio histórico que abriga a nova sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.




