A ABAV Expo será palco do lançamento da obra Futuro do Turismo – Inovação, Tendências e Estratégias para um Novo Mundo, primeiro livro solo de Marta Poggi, que há mais de 30 anos desenvolve estratégias para destinos, empresas e instituições no Brasil e no exterior
Como será o viajante da próxima década? Que experiências ele irá buscar? Como destinos e empresas poderão incorporar tecnologia sem perder o fator humano? Qual será o papel do turismo diante dos desafios ambientais, sociais e econômicos dos territórios? E qual será o papel dos profissionais no turismo do futuro?
Essas são algumas das questões que estarão no centro do painel de lançamento do livro Futuro do Turismo – Inovação, Tendências e Estratégias para um Novo Mundo, de autoria de Marta Poggi, durante a ABAV Expo.
A apresentação acontece no dia 1º de outubro, das 14h às 14h45, na Arena Ibirapuera do ABAV Talks, durante o painel Turismo no Futuro: o caminho começa agora, em que a autora falará sobre as transformações que já começam a redesenhar o setor e revelará os caminhos que destinos, empresas e profissionais precisam começar a trilhar hoje para se manterem relevantes na próxima década.
Publicado pela Editora Senac São Paulo, o livro é dividido em sete capítulos dedicados a temas como comportamento do viajante, experiências, tendências globais, turismo regenerativo, tecnologia e inovação. A obra parte da perspectiva de que o futuro da atividade turística não depende apenas das novas ferramentas disponíveis, mas da capacidade do setor de utilizá-las para criar valor para viajantes, negócios, destinos e comunidades.
Um dos conceitos apresentados por Marta é o do Viajante 5.0, perfil de consumidor mais conectado, exigente e consciente, que amplia suas expectativas para além da viagem em si. A busca passa a envolver experiências personalizadas, autenticidade, bem-estar, propósito e a criação de memórias significativas.
A experiência é outro eixo central da obra. Entre os movimentos que já influenciam o comportamento dos viajantes e os negócios turísticos estão o bem-estar 360, a gastronomia, o passion travel, as whycations e a procura crescente por destinos menos conhecidos.
O livro também analisa a transição do overtourism para uma perspectiva regenerativa, em que não basta reduzir os impactos negativos da atividade turística. A proposta é avançar para modelos capazes de gerar benefícios ambientais, sociais, culturais e econômicos para os territórios e comunidades envolvidos.
Inteligência artificial, Big Data, tecnologias imersivas e automação também fazem parte da análise, não apenas como ferramentas para aumentar a eficiência, mas como recursos capazes de apoiar decisões, personalizar experiências e ampliar a capacidade humana de criar valor.
A inovação aparece, assim, como um elemento estratégico para empresas e destinos. O livro aborda ecossistemas de inovação, startups, Destinos Turísticos Inteligentes, place branding e novos modelos de negócios, mostrando como esses movimentos podem contribuir para a competitividade do setor em um cenário de mudanças aceleradas.
Para Marta, tecnologia e humanização não são caminhos opostos. “O futuro do turismo não será definido pela tecnologia em si, mas pela maneira como ela será utilizada para criar experiências mais humanas, inteligentes, significativas e sustentáveis”, explica.
No capítulo final, a autora amplia a perspectiva para 2040 e discute possíveis caminhos para o setor, incluindo a transformação das profissões e dos talentos que atuarão nessa nova economia, viagens mais fluidas e orientadas por propósito e fronteiras emergentes da inovação, como o turismo espacial.
Sobre Marta Poggi
Palestrante internacional, estrategista digital e consultora especializada em inovação, marketing e futuro do turismo, Marta Poggi atua há mais de 30 anos no desenvolvimento de estratégias para destinos, empresas e instituições do Brasil e do exterior.
Ao longo da carreira, trabalhou com organizações como Turismo de Portugal, Ministério do Turismo de Cabo Verde, Oxford Brookes University, Red Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes, Sebrae, Senac, Fecomércio e ABAV, além de governos estaduais brasileiros.
Já realizou mais de 450 palestras e 85 treinamentos em 13 países, é mentora de startups de turismo, especialista em Destinos Turísticos Inteligentes e autora de 28 e-books. Também é coautora de E-Turismo: Internet e Negócios do Turismo. Em 2026, foi reconhecida pelo Mapa Pulso 2026/2027 entre as cinco profissionais mais influentes em Marketing do Turismo Digital no Brasil.
SERVIÇO
Lançamento do livro Futuro do Turismo – Inovação, Tendências e Estratégias para um Novo Mundo
Autora: Marta Poggi
Data:1º de outubro de 2026 durante painel “Turismo no Futuro: o caminho começa agora”
Horário: 14h às 14h45
Local: ABAV Talks – Arena Ibirapuera | ABAV Expo
A palestra é limitada a 80 lugares, ocupados por ordem de chegada. Durante a feira, o livro Futuro do Turismo – Inovação, Tendências e Estratégias para um Novo Mundo, estará a venda no estande do Senac São Paulo, localizado no Espaço Colaborativo / EC14.




