Companhia reforça malha aérea entre 27 de junho e 2 de agosto, cria novas rotas a partir de Congonhas e amplia oferta para destinos turísticos nacionais e internacionais;
A Azul Viagens terá participação importante na malha extra da alta temporada, com voos dedicados
São Paulo, 22 de maio de 2026 – A Azul, maior companhia aérea do país em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, terá uma programação especial para a alta temporada de férias escolares, entre os dias 27 de junho e 2 de agosto deste ano.
Para atender ao aumento da demanda por viagens no período, a companhia vai operar cerca de 1,2 mil voos extras, com uma oferta adicional de mais de 174 mil assentos em mercados nacionais e internacionais. A malha para a alta temporada também contará com operação diferenciada no aeroporto de Congonhas, com a conversão de parte das rotas corporativas por destinos turísticos.
A ampliação da malha contempla tanto a criação de novas rotas quanto o aumento de frequências em destinos já operados pela companhia, especialmente para cidades com forte apelo turístico durante o inverno e as férias de julho.
A estratégia também busca oferecer mais conectividade entre diferentes regiões do país, ampliando as opções de horários e destinos para os Clientes.
Durante o período, os principais hubs da Azul terão aumento significativo no fluxo de operações. Somente no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal centro de conexões da companhia, os dias de maior movimento devem registrar cerca de 155 decolagens extras diárias. Em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), serão 114 decolagens nos dias de pico. Já em Recife (PE), principal hub da empresa no Nordeste, a previsão é de 61 partidas.
“Nosso planejamento para a alta temporada foi estruturado para acompanhar o aumento da demanda observado nas férias escolares, especialmente para destinos de lazer.
Além do reforço nos principais hubs da companhia, estamos ampliando a conectividade em mercados estratégicos e oferecendo mais opções de viagens tanto no Brasil quanto no exterior, sempre com foco em conveniência e experiência para os nossos Clientes”, destaca Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento e Malha.
No mercado internacional, a Azul reforçará as operações para destinos bastante procurados durante o inverno.
Entre eles estão Viracopos-Bariloche, na Argentina, com 124 voos entre as cidades e mais de 21,5 mil assentos ofertados; Porto Alegre (RS)-Bariloche, com 32 operações ida e volta e 5,5 mil assentos disponíveis; Viracopos-Mendoza, também na Argentina, com 32 frequências e 5,5 mil assentos; e Confins-Curaçao, no Caribe, com 18 operações e oferta de 3,1 mil assentos durante o período, em ambos os sentidos.
Novas operações e reforço de voos em Congonhas
Para a temporada de férias, a Azul também ampliou sua presença no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos aeroportos mais movimentados e estratégicos do país, com novos mercados e reforço de frequências para destinos turísticos.
Entre as novidades estão as operações inéditas entre Congonhas e Salvador (BA), com 50 voos operados entre os destinos e oferta de 6,8 mil assentos, considerando chegadas e partidas, e entre Congonhas e Ilhéus (BA), também com 50 frequências previstas e 6,8 mil assentos disponíveis, nos dois sentidos, durante o período.
A companhia também irá ampliar a frequência de voos entre Congonhas e Porto Seguro (BA), com total 60 operações e oferta adicional de 6,8 mil assentos nos dois sentidos. Já para Maceió (AL), a Azul disponibilizará 54 voos de ida e volta a partir de Congonhas, com 7,3 mil assentos ofertados. Para Natal (RN), serão também 56 operações de ida e volta durante a alta temporada, com oferta de 7,6 mil assentos.
Azul Viagens amplia operações para destinos turísticos
A Azul Viagens, operadora de turismo da companhia, também terá participação importante na malha extra da alta temporada. Cerca de 46% dos voos adicionais serão dedicados à operação da Azul Viagens, com foco em destinos turísticos nacionais e internacionais.
Entre os destaques nacionais estão as rotas Curitiba (PR)-Maceió (AL), com 10 operações em cada sentido e mais de 1.650 assentos ofertados por trecho; Galeão (RJ)-Maceió (AL), com nove voos e 1.224 assentos disponíveis em cada direção; João Pessoa (PB)-Presidente Prudente (SP), com cinco operações extras e 870 assentos por sentido; e Caldas Novas (GO)-Confins (MG), com 10 frequências e 1.360 assentos ofertados em cada trecho.
Sobre Azul
Azul S.A. (B3: AZUL3; OTC: AZLUY), companhia aérea oficial das Seleções Brasileiras de Futebol e a maior do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, oferece mais de 800 voos diários para 137 destinos, em mais de 230 voos nacionais sem paradas.
Com uma frota operacional de cerca de 180 aeronaves e mais de 14 mil tripulantes, a Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 4ª companhia aérea mais pontual do mundo e da América Latina em 2025, sendo a melhor brasileira no ranking global. Foi também a companhia mais pontual do país em abril de 2026. Para mais informações, acesse o site da Azul.






