Arte, entretenimento e musicalidade em um palco ao ar livre. O evento aconteceu, no último fim de semana, na Passarela do Descobrimento, em Porto Seguro, no extremo sul baiano. O local foi transformado na Passarela Multicultural, que reuniu manifestações populares originárias, com apresentações indígenas e circenses, orquestra batucada, pintura corporal e artesanato, entre outras atividades. A iniciativa foi da prefeitura e teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado ( Setur-BA), atraindo moradores da região e turistas.
No espaço da Setur-BA, as pessoas eram recebidas por uma tradicional baiana, tinham à disposição informações sobre a zona turística Costa do Descobrimento e posavam para fotos usando fitinhas do Senhor do Bonfim.
“Evento maravilhoso.Tivemos a presença dos índios, que é fundamental que o Brasil inteiro conheça, e da baiana típica, representando o axé da cultura negra. Amei tudo e retornarei, em breve”, relatou a turista catarinense Luciana Corona.
” Muito importante essa troca de experiências. Vi a apresentação de maculelê, que simboliza a mistura de referências culturais nessa região do país”, destacou a capixaba Shirlei Porto.
Ainda no fim de semana, mais três eventos tiveram o apoio da Setur-BA, em diferentes zonas turísticas do estado: Feira de Artesanato e Gastronomia de Maiquinique, nos Caminhos do Sudoeste, 11ª Etapa da Regata de Saveiros, em Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos; e a Cavalgada do Rancho, em Ibicaraí, na Costa do Cacau.
“Ampliamos nossas ações no interior, voltadas principalmente para atrações nos segmentos cultural, gastronômico, rural e esportivo. O apoio do Governo do Estado passa pelos critérios de reunir um público significativo e movimentar a cadeia produtiva do turismo”, explicou a coordenadora de eventos da Setur-BA, Eloísa Caldeira.
Foto: Tatiana Azeviche (Passarela Multicultural em Porto Seguro)
Foto: Lília Meirelles ( Regata)