A articulação logística de armazenagem e envio das doações foram feitas pelo Movimento União BR em parceria com a LATAM Cargo, unidade de transporte de cargas do Grupo LATAM. As doações serão enviadas para a Alemanha, e, na Europa, seguem para a fazenda da brasileira Maria Thereza Cunha Bueno, parceira do Movimento União BR, e seu marido Hubertus von Nesselrode em Siret, na Romênia, localizado na fronteira com a Ucrânia. O casal também ajudará no transporte terrestre entre os territórios alemão e romeno. O local se tornou um ponto consular oficial e funciona como um centro de acolhimento e distribuição de alimentos e mantimentos aos refugiados, numa iniciativa previamente alinhada com a Embaixada brasileira no país, além de contar com os apoio da Cruz Vermelha e Ordem de Malta.
“Mais uma vez conseguimos colocar de pé uma campanha contando com a ajuda da sociedade civil e das empresas que toparam o nosso projeto e, principalmente, nosso propósito de ajudar quem está precisando nesse momento”, afirma Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União BR. “Só com a união de esforços é que conseguimos fazer acontecer. E nosso trabalho é salvar o máximo de vidas possíveis, além de continuar o nosso trabalho no Brasil, realizado desde o início da pandemia”, completa a voluntária do Movimento União BR.
Toda a distribuição desses itens será feita por meio da Cruz Vermelha e Ordem de Malta, que diariamente levam doações para dentro do território ucraniano. Além disso, o Movimento União BR também conta com a presença de uma equipe in loco, liderada por Lucio Trindade, que está na fazenda da Romênia e cuida dessa logística.
“A LATAM se sente muito feliz por estar envolvida em mais uma iniciativa desse movimento, contribuindo para somar esforços e ajudar as vítimas desse conflito por meio do nosso Avião Solidário. Estamos sempre atentos para ajudar em missões humanitárias de emergência, colocando toda a nossa estrutura e conectividade a serviço da sociedade. Recentemente, auxiliamos também no transporte solidário de expatriados da Ucrânia para diversas cidades do Brasil e para o exterior”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil.
Os alimentos enviados são da empresa brasileira Simple Nutri. São refeições desidratadas e, por isso, é possível manter a validade e conservação até chegar ao centro de apoio na Romênia. Estão sendo enviadas mais de 130 mil refeições como sopa de macarrão, carne e vegetais e risoto de carne, feijão e vegetais. Esse tipo de alimentação dispensa refrigeração no transporte e armazenagem, com validade de 1 ano em ambientes até 60ºC. “São ideais para situações de emergência e diversos projetos sociais, justamente por conta da praticidade logística e de preparo”, conta Rafael Romano, CEO e fundador da Simple Nutri. “As refeições são 100% naturais, de alto teor nutritivo e reconstituição fácil e instantânea”, reforça.
Além das refeições, a campanha também arrecadou fundos para a compra de itens médicos, primeiros socorros e de emergência e teve o apoio da Vitamedic Indústria Farmacêutica. Foram mais de 60 mil itens, entre luvas, bisturís, cateter, aventais, kit socorros nessa leva. Essa primeira carga foi enviada para a Europa na última quarta-feira (23) também por meio do programa Avião Solidário da LATAM.