Feira literária internacional do Paraguaçu tem a curadoria de Paulo Gabriel Soledade Nacif
De 11 a 14 o recôncavo vai respirar literatura. Nestes dias acontece a primeira edição da FLIPAR, Feira Literária Internacional do Paraguaçu. Com a curadoria do ex reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e atual presidente estadual do conselho de Educação, Paulo Gabriel Soledade Nacif o evento trará nomes como Ester Maria de Figueiredo Souza, Mírian Sumica Carneiro Reis e Lita Passos, além do presidente do Olodum, João Jorge.
A 160 km de Salvador, o evento acontecerá no Parque Histórico Castro Alves, instalado na antiga Fazenda Cabaceiras, onde nasceu o poeta Castro Alves e na praça munição que tem o nome do poeta. Com programação das 8h30 às 20h, a abertura no dia 11 contará com a apresentação dos finalistas do concurso de poesia do município. Este é o primeiro Concurso Literário de Cabaceiras do Paraguaçu, com o objetivo de enaltecer a cultura local, por meio de apresentação de poesias autorais.
Entre os dias 12 e 14 de março, a programação é composta, além das mesas, por apresentações artísticas, bate papo, intervenções urbanas, lançamento de livros, exposição, dentre outras atividades. A feira seguirá todos os decretos do estado e município vigentes da pandemia e protocolos sanitários.
Entre as rodas de conversas estão vivências insurgentes, Políticas de Formação de Leitores, Ser Poeta Hoje e “A mocidade Eterna”. No local lançamento de livros a exemplo de Fala Negão, Discurso da Igualdade de João Jorge, e O Navio Negreiro de Marcos Santana e Castro Alves, Deus, Universo Amor e Liberdade de Evandro de Andrade Guerra. Realizado pela CALI em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu.