Calendário de feriados e pontos facultativos do GDF abre oportunidades para viajantes de todo o país conhecerem a capital da República.
Depois de conquistar o terceiro lugar na preferência do brasileiro como destino nacional entre as capitais e ser escolhida pelos compradores de pacotes turísticos entre os dez melhores destinos para o Verão de 2022, Brasília volta a ser uma ótima opção de viagem para este ano. O Governo do Distrito Federal divulgou a lista com 10 feriados nacionais e locais, além de seis pontos facultativos que valerão para o serviço público em 2022 e que atraem turistas pelas programações culturais e de eventos, além de opções em gastronomia, que a cidade desenvolve nestas datas. O calendário marca também o dia 1° de Janeiro, que levou milhares de pessoas às comemorações de Réveillon no dia 31 e lotou pontos turísticos da cidade no primeiro domingo do ano, dia 2 de janeiro.
“Feriados são bons para atrair visitantes, pois a cidade fica voltada para o turismo. E também fortalece o turismo interno. Temos um parque turístico diferenciado, um dos mais atraentes do Brasil, que permite desde o turismo de aventura até o gastronômico, incluindo opções ecológicas, contemplativas, religiosas, arquitetônicas, cívicas, rurais, náutica, infantil, entre muitas outras atrações que tornam a nossa cidade única. Diferente de tudo que já se viu em um só lugar”, ressalta a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.
EXPECTATIVAS
Para o presidente da Indústria Brasileira de Hotéis de Brasília (ABIH-DF), Henrique Severien, o turismo interno é o que mais ganha nos feriados nacionais. “Feriados prolongados foram essenciais para isso em 2021”, avalia a entidade, que aposta num crescimento já para o ponto facultativo do Carnaval. O segmento avalia a situação de segurança, como avanço da vacinação e protocolos de combate à covid-19 para obter um resultado melhor que em 2020.
Já a Inframérica, consórcio que administra o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, prevê um fluxo turístico intenso nestas férias de verão, mesmo sem Carnaval na cidade. A estimativa divulgada em dezembro era de 1,3 milhão de turistas até o final das férias, em fevereiro. De acordo com a plataforma de venda de passagens rodoviárias online ClickBus, a expectativa de buscas por passagens interestaduais é de um crescimento na casa de 50%, maior que em 2019, ano pré-pandemia.
PONTOS FACULTATIVOS
Os primeiros pontos facultativos serão durante o Carnaval, em 28 de fevereiro e em 1º de março. Em 2 de março, quarta-feira de Cinzas, a medida vale até as 14h.
O calendário privilegia ainda as atrações religiosas, como a Paixão de Cristo, com a maior encenação da Via Crucis no Brasil, em Planaltina, que será em 15 de abril de 2022, uma sexta-feira. No dia 30 de novembro, é a vez de os evangélicos celebrarem Jesus, no Dia do Evangélico, quando são programados vários eventos atraindo fiéis de todo o país.
O ponto alto do ano, provavelmente, será o dia 7 de setembro, quando se celebra a Independência do Brasil. Neste dia, especial em 2022, porque completam-se 200 anos do “Grito do Ipiranga”, a principal data cívica brasileira deverá reunir milhares de pessoas, para o Bicentenário. Este ano, o 7 de setembro cai numa quarta-feira.
O último feriado programado para um dia de semana, este ano, também é uma importante data cívica, o 15 de novembro. A data da Proclamação da República cairá numa terça feira e será um feriadão. Algumas datas serão em finais de semana, como o Dia Mundial do Trabalho, Natal e Ano Novo.
CONFIRA A LISTA DE FERIADOS EM 2022:
- 28 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)
- 1º de março: Carnaval (ponto facultativo)
- 2 de março: Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
- 15 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional)
- 21 de abril: Aniversário de Brasília (feriado local) e Tiradentes (feriado nacional)
- 1o de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
- 16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo)
- 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público ‒ art. 278 da Lei Complementar Distrital nº 840, de 23 de dezembro de 2011 (ponto facultativo)
- 2 de novembro: Finados (feriado nacional)
- 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (ponto facultativo)
- 30 de novembro: Dia do Evangélico (feriado local)
- 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)