“O voo histórico de hoje não é apenas uma ocasião significativa para o Denali, é um momento verdadeiramente inesquecível para nossos funcionários, fornecedores e clientes que estarão voando nesta aeronave”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “Com seu motor mais ecológico e a maior cabine de sua categoria, esta é uma aeronave que mudará o cenário para modelos turboélice monomotor de alto desempenho. O voo de hoje é apenas o começo para o que prevemos que será uma longa lista de realizações importantes à medida que preparamos a aeronave para a certificação e entregas aos clientes.”
Pilotado pelo piloto de testes sênior Peter Gracey e pelo piloto chefe Dustin Smisor, a aeronave protótipo Beechcraft Denali, movida pelo novo motor Catalyst da GE Aviation, decolou aproximadamente às 8:20 da manhã do campus oeste da empresa no Aeroporto Internacional Eisenhower. Durante o voo de 2 horas e 50 minutos, a equipe testou o desempenho, estabilidade e controle da aeronave, bem como seus sistemas de propulsão, meio ambiente, controles de voo e aviônicos. A aeronave atingiu uma altitude de 15.600 pés e velocidades de 180 nós.
“Do início ao fim do voo, o Denali foi simplesmente perfeito”, disse Gracey. “É uma ótima aeronave para voar. O motor Catalyst foi extraordinário e a aeronave teve o desempenho que esperávamos. Os primeiros voos realmente não podem ser mais tranquilos do que isso. Estamos realmente tendo um excelente início para o programa de testes de voo do Denali.”
O protótipo de aeronave Denali, junto com dois outros protótipos de teste de voo adicionais e três de teste de fuselagem completa em solo, serão usados para os testes operacionais, com foco em sistemas, motor, aviônicos e desempenho geral. A empresa tem como objetivo a certificação para o Denali em 2023.
“O Beechcraft Denali completa ainda mais o nosso portfólio de aeronaves preparadas para todos os tipos de missões, aliando tecnologia, segurança e baixo custo operacional. Certamente, esse modelo será muito bem recebido pelo mercado brasileiro, principalmente pelos proprietários de turboélices e pistões, que desejam mudar para uma aeronave com maior desempenho e experiência aprimorada para os passageiros”, explica Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.
Avanços tecnológicos
Projetado para atingir velocidades de cruzeiro de 285 nós (528 km/h) e carga paga de cerca de 500 kg, o Denali foi projetado para ter um alcance de 1.600 milhas náuticas (2.963 km) em cruzeiro de alta velocidade com um piloto e quatro passageiros e será capaz de voar, por exemplo, de São Paulo a Manaus, Porto Alegre a Salvador ou de Curitiba a Natal, sem escalas.
O Denali é a primeira aeronave movida com o motor Catalyst da GE, um motor mais sustentável que queima até 20% menos combustível do que as tecnologias presentes em outros modelos turboélice. Como as outras aeronaves da empresa, o Denali também pode usar combustível de aviação sustentável. O motor turboélice, equipado com FADEC e com um motor de 1.300 SHP, diminui a carga de trabalho do piloto com sua alavanca única de potência e controle da hélice.
A aeronave utilizará a mais nova hélice desenvolvida pela McCauley, de 5 pás, com passo reversível, feita de material compósito e com De-Ice, proteção contra formações de gelo sobre sua superfície.
O cockpit do Denali apresenta o conjunto de aviônicos intuitivos Garmin G3000 com telas de alta resolução e controles sensíveis ao toque. Um autothrottle Garmin integrado agora é um recurso padrão, que faz interface com o Sistema de Controle de Voo Automático (AFCS) e Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) para fornecer controle de velocidade fácil em todos os regimes de voo, da decolagem ao toque em pouso.
Outros recursos do G3000 incluem um radar meteorológico de 10 polegadas, um Sistema de aviso de colisão de terreno avançado (TAWS) e dois transponders com capacidades de transmissão de vigilância dependente automática (ADS-B), que estão em conformidade com os mais recentes requisitos de controle de tráfego aéreo.
Além disso, a cabine de piso plano do Beechcraft Denali foi projetada para ser a maior em sua categoria e ao mesmo tempo oferecer versatilidade de conversão fácil para transporte de passageiros ou de carga.
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