18 de novembro de 2021 – Malaysia Airlines e Singapore Airlines (SIA) anunciaram hoje que irão reativar seu acordo de codeshare entre Cingapura e Kuala Lumpur e expandi-lo para incluir 15 pontos domésticos na Malásia, sete destinos na Europa e duas cidades na África do Sul.
Isso segue o anúncio de que a Malásia e Cingapura vão lançar um acordo Vaccinated Travel Lane (VTL) começando em 29 de novembro de 2021, proporcionando aos clientes viagens perfeitas para suas viagens de negócios ou lazer.
A expansão substancial dos acordos de codeshare, dentro da Malásia e fora dos dois países, ocorre em meio à gradual reabertura das fronteiras internacionais e um aumento na demanda por viagens aéreas.
A partir de 29 de novembro de 2021, os clientes da Singapore Airlines poderão conectar-se progressivamente nos serviços da Malaysia Airlines saindo de Kuala Lumpur, à medida que a transportadora adiciona 15 novos destinos em codeshare na Malásia. Estes são Alor Setar, Bintulu, Johor Bahru, Kota Kinabalu, Kuala Terengganu, Kuantan, Kuching, Labuan, Langkawi, Miri, Penang, Sandakan, Sibu e Tawau.
A partir de 1º de janeiro de 2022, os clientes da Malaysia Airlines poderão fazer conexões nos voos da SIA de Cingapura a sete pontos na Europa – Barcelona, Copenhague, Frankfurt, Moscou, Munique, Roma e Zurique – bem como Cidade do Cabo e Joanesburgo na África do Sul.
Outros pontos na rede da Singapore Airlines ou Malaysia Airlines serão progressivamente adicionados aos acordos de codeshare.
Esta expansão significativa dos acordos de codeshare 1 é a primeira fase de um amplo acordo comercial que a Malaysia Airlines e a Singapore Airlines assinaram em 2019. Sob este acordo, as companhias aéreas planejam realizar um acordo comercial conjunto entre a Malásia e Cingapura, sujeito aos regulamentos aprovações. Isso permitiria aos parceiros coordenar horários de voos, oferecer produtos de tarifas conjuntas, alinhar programas corporativos e explorar ligações entre os programas de passageiro frequente KrisFlyer e Enrich. Ambas as operadoras também irão explorar iniciativas conjuntas de marketing turístico e itinerários com várias paradas, o que permitiria aos clientes viajar para mais destinos na Malásia através de Kuala Lumpur e Cingapura.
O Sr. Izham Ismail, CEO do Grupo da Malaysia Airlines disse: “A Malaysia Airlines aguarda com expectativa a tão esperada Vaccinated Travel Lane (VTL) entre Kuala Lumpur e Cingapura, o primeiro VTL para a Malásia. Isso é realmente muito oportuno, considerando a próxima temporada de festas e feriados de fim de ano, onde os residentes de ambos os países tradicionalmente passam seu tempo em Cingapura ou na Malásia. Estamos ansiosos para mais VTLs na Malásia para que possamos reviver as viagens em todo o mundo com segurança. Nossa expansão em codeshare com a SIA para a Europa e África do Sul não poderia acontecer em melhor hora e estamos especialmente gratos pela sinergia e relacionamento caloroso entre as duas companhias aéreas, que tornou esta parceria possível. ”
O Sr. Goh Choon Phong, CEO da Singapore Airlines , disse: “As parcerias com transportadoras com ideias semelhantes são parte integrante da estratégia da Singapore Airlines. A cooperação expandida entre Singapore Airlines e Malaysia Airlines coincide com o lançamento de Vaccinated Travel Lanes entre Cingapura e Malásia, e oferecerá conectividade aprimorada e maior conveniência quando os clientes viajam para encontrar seus entes queridos ou voar a negócios. Também ajudará a impulsionar as indústrias de turismo em ambos os países, bem como em toda a região do Sudeste Asiático. A parceria é uma prova do espírito de colaboração que sustenta o relacionamento forte e duradouro entre a Singapore Airlines e a Malaysia Airlines. ”
Sujeitos às aprovações regulatórias, os voos em codeshare serão progressivamente disponibilizados para venda nos respectivos canais de reserva das companhias aéreas.
Hoje, as companhias aéreas têm acordos de codeshare em voos entre Cingapura, Kuala Lumpur, Kuching e Penang. Devido a uma programação de voos reduzida como resultado da Covid-19, a SIA atualmente não opera voos para Kuching e Penang e a Malaysia Airlines não opera voos para Kuching.