Primeiro voo de entrega da Aviação Executiva a operar usando combustível de aviação sustentável certificado
Executivo do Catar receberá quatro Gulfstream G650ERs adicionais antes do final de 2021
O provedor de serviços de fretamento executivo é o maior operador-proprietário mundial de aeronaves Gulfstream G650ER
DOHA, Catar – O Executivo do Catar deu as boas-vindas à sua oitava aeronave Gulfstream G650ER, que operou de Savannah – Geórgia, EUA, a Doha, Catar, usando combustível de aviação sustentável certificado (SAF). O recebimento deste novo jato de última geração reforça a posição do provedor de serviços de fretamento de jatos particulares como o maior operador-proprietário do Gulfstream G650ER de alcance ultralongo.
A aeronave é um dos jatos mais cobiçados entre a elite global de viagens devido a sua notável capacidade de alcance, tecnologia de cabine líder no setor, economia de combustível e conforto incomparável para os passageiros. O Qatar Executive Gulfstream G650ER pode voar a uma velocidade mais rápida por distâncias mais longas do que qualquer outro jato de seu tipo, com seu incrível alcance de 7.500 milhas náuticas.
O CEO do Qatar Airways Group, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, disse: “Estamos orgulhosos de ser a primeira operadora de aviação executiva global a receber um voo de entrega usando combustível de aviação sustentável. Isso reitera nossa liderança e compromisso em colaborar com a indústria para apoiar a implantação de novas tecnologias, impulsionar a inovação e incentivar o uso de SAF em escala comercial, acessível e certificada. ”
“Estamos honrados em entregar outro G650ER ao Executivo do Qatar e, ao mesmo tempo, demonstrar nosso compromisso com a sustentabilidade”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Valorizamos a confiança do Qatar Executive em nós e esperamos cumprir nossas promessas à medida que eles continuam a aumentar sua frota da Gulfstream.”
A aeronave G650ER da Qatar Executive pode operar sem escalas de Doha a Nova York em aproximadamente 13 horas e de Doha a Seul em pouco mais de oito horas. Voando mais rápido e mais longe do que qualquer jato executivo, o G650ER é ideal para aqueles cujas necessidades de viagem incluem voos ao redor do mundo.
Este primeiro vôo de entrega de aeronave, usando drop-in SAF, estabelece mais um marco para o Qatar Airways Group e reafirma sua liderança em voar uma das frotas mais avançadas do céu. O Qatar Executive atualmente opera oito aeronaves desse tipo, com mais quatro a serem entregues antes do final de 2021. Como cliente de lançamento global, o Qatar Executive também está animado com as entregas planejadas do novíssimo jato Gulfstream G700, que é capaz de operar usando 100 por cento SAF.
Em agosto de 2021, a divisão de fretamento de jatos particulares do Qatar Airways Group apresentou o primeiro Gulfstream G700 do mundo em Doha, no Catar. Equipado com os novos motores Rolls-Royce Pearl 700 e um design avançado de asa de alta velocidade, o G700 é capaz de voar em velocidade e alcance recordes com excelente eficiência ambiental, promovendo a aviação executiva sustentável. O G700 será a mais recente adição à frota de última geração da Qatar Executive de aeronaves de longo e ultralongo alcance. O provedor de serviços de fretamento executivo encomendou 10 dos jatos executivos mais espaçosos do mundo e receberá a primeira aeronave da linha de montagem da Gulfstream na Geórgia, EUA, em 2022.
Além dos Gulfstream G650ERs, a frota do Qatar Executive opera três Bombardier Global 5000s, um Bombardier Global XRS, um Airbus A319ACJ e outro Airbus A319 Air Ambulance, totalizando 14 aeronaves da frota atual.
O Qatar Executive permaneceu ágil, inovador e resiliente durante a pandemia COVID-19, concentrando-se em sua missão fundamental de levar as pessoas para casa com segurança e rapidez. Apesar de COVID-19 ter um impacto negativo na indústria de aviação executiva e testemunhar um declínio global de aproximadamente 48 por cento nas horas de bloqueio e voos no mercado de ultralongo alcance, o Executivo do Catar aceitou o desafio e usou a pandemia como um oportunidade de introduzir mudanças operacionais e comerciais que minimizem o impacto nos negócios, mantendo os mesmos níveis de luxo a que seus clientes estão acostumados.