- Reconhecimento do Ministério da Infraestrutura destaca melhores práticas em gestão socioambiental para o setor de transporte e infraestrutura;
- O programa AIRPACT, da VINCI Airports, conseguiu reduzir as emissões de carbono do aeroporto em 30% e o transformou no mais sustentável do Brasil
Salvador, 22 de outubro – Pelo segundo ano seguido, o Salvador Bahia Airport – integrante da rede VINCI Airports – foi reconhecido com o Prêmio Via Viva, concedido pelo Ministério da Infraestrutura.
O Salvador obteve a maior pontuação no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de transporte e infraestrutura. O IDA avalia as práticas de gestão socioambiental e verifica a qualidade da evolução do compromisso do setor, servindo como parâmetro para avaliar a eficácia de programas de sustentabilidade, como o AIRPACT.
Campeão em sustentabilidade
Este é o segundo prêmio em sustentabilidade que o Aeroporto ganha em 2021. Em junho ele foi apontado como o mais sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Desde que a VINCI Airports começou a operar o Salvador Bahia Airport, em 2018, o Salvador Bahia Airport reduziu suas emissões de carbono em cerca de 30% devido à implantação de uma usina solar com 11 mil painéis solares; a substituição de lâmpadas comuns por LED e a implantação de sistemas de reuso de água.
Esses resultados são fruto da AIRPACT, estratégia ambiental da VINCI Airports, principal operadora de aeroportos privados do mundo, administrando 45 aeroportos em 12 países da Europa, Ásia e Américas e, mais especificamente, o Salvador Bahia Airport desde 2018. Todos os seus aeroportos devem atender a metas ambientais ambiciosas, alcançando a neutralidade de carbono em sua rede em 2050. Em 2021 a VINCI Airports introduziu o combustível sustentável de aviação (SAF) pela primeira vez no aeroporto de Gatwick em Londres e anunciou uma parceria com a Airbus e a Air Liquid para promover o uso de hidrogênio e acelerar a descarbonização do setor de aviação.
“A política Airpact, da VINCI Airports, nos estimula a ser líder na descarbonização do transporte
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado em Salvador, capital da Bahia e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 por meio de um Contrato de Concessão de 30 anos. Desde então, o aeroporto incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com esse objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil” pelo segundo ano consecutivo, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, a principal operadora de aeroportos privados do mundo, administra 45 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas. Aproveitamos nossa experiência em um integrador abrangente para desenvolver, financiar, construir e operar aeroportos, ao mesmo tempo em que potencializamos nossa capacidade de investimento e experiência em otimizar o desempenho operacional, modernizar a infraestrutura e conduzir a transição ambiental. A VINCI Airports tornou-se a primeira operadora aeroportuária a iniciar a implementação de uma estratégia ambiental internacional, em 2016, com o objetivo de atingir emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.
Mais informações estão disponíveis em: www.vinci-airports.com @