28.5 C
Brasil
quarta-feira, novembro 27, 2024
spot_img

Joinville se projeta como polo turístico e busca atrair público que visita Sul do país

A Prefeitura de Joinville, Santa Catarina, traz novidades para este ano na ABAV, entre elas o lançamento de duas novas rotas turísticas dentro do município, a das Flores e a Cervejeira.

A cidade, conhecida por ser um dos polos de turismo de eventos no Sul do país, pretende ampliar a atuação e se tornar um ponto de parada para aqueles que procuram programas e lazer em família.

A Rota das Flores vem ao encontro da vocação do município, que é conhecido também como a “Cidade das Flores”, e oferece aos visitantes um passeio pelas propriedades da área ru al que atuam no cultivo de plantas. Os locais fornecem estruturas diferenciadas para receber o turista que vão desde jardins de belezas singulares para apreciação das flores, passando por locais para a comercialização de produtos com preços acessíveis, até espaços para lazer, com cafés e a oferta de iguarias tipicamente joinvilenses. As propriedades ofertam ainda, para os amantes de paisagismo e jardinagem, oficinas de cultivo e elaboração de jardins.

O roteiro é um convite ao mundo dos sentidos ao despertar um olhar atento para os detalhes e diferenciais de cada espécie de flor e planta e ainda um deleite ao olfato que inspira a combinação de aromas das flores.

Aos turistas que escolherem a Rota Cervejeira, o sentido mais agraciado será o paladar.

A cidade, que traz da sua história herança de mestres cervejeiros que atuavam em pequenos clubes de caça e tiro no início do século XX, resgata a tradição e apresenta ao visitante o melhor da cerveja artesanal.

No roteiro estão listados dez empreendimentos que oferecem a bebida mais apreciada nacionalmente com toques especiais e ímpares que só Joinville possui. Uma dica ao visitante é experimentar as bebidas que levam entre seus ingredientes frutas como goiaba e maracujá.

Como acompanhamento, alguns dos locais apresentam cardápios diferenciados para harmonizar o sabor da bebida com a gastronomia. Ah, e se o turista ficar intimidado com os nomes dos lugares, que são em sua maioria de origem germânica, é só lembrar que bier se pronuncia bíar e ele será entendido em todos os cantos.

Joinville tem vocação em manter tradições, o que se percebe também ao conhecer a Festa das Flores que em 2018 celebrou a 80ª edição. O legado abriu caminhos para a consolidação, principalmente na última década, de eventos que estão no calendário nacional, como a Expogestão, Exposuper. Festival de Dança e Intermach. A estrutura fornecida pelo município, numa parceria entre a rede pública e o setor privado, mostra-se um diferencial na escolha da cidade como sede de eventos de pequeno, médio e grande porte. Agora, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, atua para conquistar o turista, e convidá-lo a conhecer todas as potencialidades do município. E não faltarão opções.

As duas rotas apresentadas pela primeira vez aos agentes de turismo se unem a pelo menos outras cinco propostas de roteiros elaboradas pela gestão pública e que já fazem parte do dia a dia dos visitantes. Na Rota dos Imperdíveis estão elencados passeios culturais, como a visita aos Instituto Internacional Juarez Machado, Memorial da Bicicleta e Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e ainda um encontro com a natureza no Parque Zoobotânico, Baía da Babitonga e área rural. Um passeio que transita entre esses dois aspectos da cidade, a urbana e moderna, e a que ostenta uma beleza que compreende desde a mata atlântica até o oceano atlântico.

Neste lugar privilegiado, entre serra e mar, Joinville se destaca como uma das cidades mais prósperas do Sul do país. O maior município de Santa Catarina, em número de habitantes, oferece uma rede hoteleira consolidada, opções comerciais e gastronômicas de qualidade com redes de lojas e restaurantes reconhecidos nacionalmente, aeroporto, rodoviária com integração interestadual, e, ainda, acesso por rodovias pavimentadas e duplicadas e serviços municipais de
saúde e infraestrutura de excelência.

Geograficamente, o município se situa entre duas capitais, fica a 180 km de Florianópolis, Santa Catarina, e a 136 km de Curitiba, Paraná. Joinville também está próxima aos principais destinos turísticos do Litoral Norte catarinense como o Parque Beto Carrero, que fica situado em Penha, e ainda Balneário Camboriú.

Passear por Joinville é ter a oportunidade de conhecer um lugar que ao mesmo tempo firma os pé na tradição, mas sem deixar de abraçar o contemporâneo. É ver uma cidade que se transforma  acenando aos avanços tecnológicos e diversidade cultural e ao mesmo tempo preserva traços de sua história em fachadas, casarões e gastronomia. Conhecer Joinville é ter a certeza que a passagem de volta estará garantida. Venha nos visitar!

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles